SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL

Quer saber quais são os segredos para uma vida longa e saudável?

Você conhece todos os fatores que influenciam sua saúde?

Você sabe tudo o que precisa fazer para ter uma vida longa e saudável?

Essas são perguntas recorrentes em meu consultório e a resposta, apesar de ser parecida em praticamente todas as situações, NUNCA é a mesma.
Por que não é a mesma? Simples! Somos todos seres únicos, que apesar de termos fisiologicamente reações semelhantes. Temos nos nossos fatores epigenéticos todas as diferenças imagináveis e inimagináveis que vão nos levar a situações, sintomas e doenças completamente distintos.
Quando falo sobre isso, gosto de falar um pouco sobre a visão da Nova Medicina Germânica, do Dr. Hamer. Ele, que em 1978 perdeu seu filho Dirk baleado acidentalmente e recebeu o diagnóstico de câncer testicular com metástases abdominais, tendo, pelos médicos, o prognóstico de 1% de chances de sobrevivência. Ele, que atendia no setor oncológico de uma clínica, ficou no mínimo intrigado com o fato de ele ser um cara saudável, com hábitos saudáveis e com uma “cabeça boa”, receber tal notícia logo após a fatídica perda. Fez na época a remoção do testículo acometido e se recusou a fazer radioterapia e quimioterapia, buscando observar seu corpo, estar em contato com a natureza, buscando tratamentos naturais que o possibilitaram de retomar a vida clínica algum tempo depois. No retorno aos atendimentos, Hamer começou a questionar suas pacientes de câncer ginecológico se estas teriam passado por algum tipo de “choque” emocional certo tempo antes do aparecimento dos sintomas, e TODAS confirmaram tal suspeita.

Com isso Dr. Hamer teve a confirmação de que a sua doença tinha sim uma relação direta com a perda do seu filho. Isso o motivou a aprofundar seus estudos até chegar as atuais 5 leis biológicas, com as quais ele consegue explicar a natureza por trás de todos os sintomas e doenças, tanto físicas, fisiológicas, quanto emocionais, comportamentais. Indico a todos a lerem um pouco mais a respeito das 5 leis biológicas.
O que fica de mais maravilhoso nos estudos desse fantástico médico alemão, que aliás, está vivo atualmente, com seus 82 anos de idade completados em 2016, é que TODO sintoma, seja ele físico ou emocional, tem por trás um “sentido biológico”. Isso significa que nosso organismo está constantemente buscando a melhor estratégia de sobrevivência diante das suas circunstancias atuais.

Se o nosso corpo está procurando manter-se vivo, por que ele teria reações em algumas circunstancias que me fazem pensar que ele está se voltando contra ele próprio. Você já deve ter se pego pensando sobre isso. Por que na grande maioria das vezes uma doença grave aparece justamente numa fase de vida onde eu estaria mais tranquilo, podendo aproveitar o momento ou a vida? Por que um infarto vem ao final do dia, durante uma caminhada? Porque um câncer aparece justamente depois de uma grande superação de um conflito na empresa, em um relacionamento, na família? Simples. Esse é justamente o momento em que saímos da “guerra” e é essa a brecha que o corpo precisa para poder se recuperar, se reestruturar e te preparar para uma nova “guerra”.
O problema é que não entendemos isto, ou pior, até entendemos, mas insistimos em não respeitá-lo. Por culpa de nossa educação, crenças, comodismo, conformismo entre outros fatores.

O que quero dizer é que TODO sintoma, absolutamente TODO sintoma, faz parte de um programa de sobrevivência que, se entendido e respeitado, buscando os meios mais adequados, profissionais que compreendam a saúde corpo/mente em sua individualidade e têm como objetivo promover a saúde, avaliando a necessidade ou não de intervenção médica/medicamentosa, para que o corpo possa se restabelecer e volte a funcionar normalmente desde que fisiologicamente isso seja possível. Até porque não existe mágica.

Naturalmente entramos e saímos de várias “guerras” durante a nossa vida, durante o nosso dia, umas duram segundos, outras horas e algumas meses ou anos, e nem todas elas nos trazem sintomas evidentes. O “peso” que ela te trará vai depender do tempo e da intensidade desses conflitos e isso é individual.
A regra básica para esse melhor gerenciamento é sempre resolver seus conflitos de forma rápida e coerente. Sair da “guerra” o mais rápido possível, usando o bom senso e respeitando os outros ao redor, evitando gerar conflitos aos outros desnecessariamente.

Agora que você conseguiu entender um pouco mais a respeito das reações biológicas, que interferem nas funções fisiológicas, o restante fica mais simples, certo?
Se conseguirmos aliar um bom gerenciamento de conflitos, entendendo e respeitando os sinais que seu corpo apresenta. Juntar isso com hábitos saudáveis, que passam por uma alimentação adequada, atividade física, manter contato com a natureza constantemente, buscar realizar algumas atividades em grupos (dança, canto, atividades artísticas, artesanais, entre outras), meditação, evitar pessoas “tóxicas” que só te fazem mal, ter atitudes prestadias e ser proativo, fazer o que te dá prazer (desde que seja uma “fuga” saudável, ok?)

Achou muita coisa? Isso é muito difícil? Será que vale a pena?
Eu o desafio a tentar, comece aos poucos, um degrau por vez. Conforme cada mudança vira um hábito, ele se torna natural e você pode seguir para o próximo passo tranquilamente até conseguir um equilíbrio entre todos estes fatores. Você só saberá se valeu a pena se fizer a sua parte, essa é sua única responsabilidade. Depois não quero ver ninguém arrependido por ter deixado de fazer algo. Aí pode ser muito tarde. Faça o seu melhor, SEMPRE!


Dr. Ricardo Hoffmann
Fisioterapeuta – Crefito 10 93751-F
Busca constantemente se manter atualizado em tudo o que se refere à saúde, desde os aspectos físicos, hábitos alimentares, emoções, fatores biológicos e energéticos. Com formações internacionais em Microfisioterapia, Leitura Biológica, Germânica Heilkunde (nome atual da Nova Medicina Germânica), Terapia Manual e Postural, Psych-K®, ENM (Equilíbrio Neuro Muscular), Terapias Quânticas, Terapia CranioSacral®, entre outras.
Atendimentos em Balneário Camboriú-SC
Telefone: 47 4108-0681
www.microfisioterapia.com
contato@microfisioterapia.com
facebook.com/drricardohoffmann
IG: @ricardohoffmann
skype: drricardomicro

FLUIR – Camila Wippel
Na área da reabilitação física, ocupando cada vez mais o espaço de tratamentos convencionais a base de medicação e olhar mais simplista sobre as lesões, uma técnica americana chamada OSTEOPATIA vem trazendo excelentes resultados. Com métodos avaliativos próprios, as técnicas manuais de tratamento vão além dos músculos e ligamentos, chegando a repercutir em órgãos e vísceras, crânio, sistema nervoso periférico, vascular e linfático. O indivíduo que busca esse tipo de tratamento para aliviar uma dor nas costas por exemplo, receberá uma avaliação minuciosa, onde a individualidade é levada como a sério na descoberta das causas dessa dor. Não existem protocolos de tratamento. O fisioterapeuta usa suas mãos para avaliar e tratar cada disfunção, não há uso de aparelhos ou outros meios físicos. As cicatrizes por exemplo, especialmente as de grande porte abdominal, podem ser capazes de alterar o equilíbrio de um indivíduo, gerando um diferente ponto para estabilidade corpórea, mudando os contatos, aumentando pressão articular e possibilitando surgimento de dores e desconforto. A OSTEOPATIA vai muito além do proposto pelo modelo de fisioterapia convencional, tratando com sucesso dores de cabeça, distúrbios de ATM, refluxos estomacais, melhora de função intestinal, dentre muitos outros segmentos.
ACUPUNTURISTA - Gisele Rochenbach
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma terapia milenar que engloba várias técnicas, como a Acupuntura, moxabustão, auriculoterapia, ventosas, craniopuntura, colorpuntura, dietoterapia, entre outras. Na visão da MTC o nosso corpo apresenta canais aonde circula uma energia (Qi), que é a base do equilíbrio sutil das funções fisiológicas e emocionais do corpo. Alterações neste fluxo energético causam sintomas e síndromes. A acupuntura, por exemplo, auxilia modulando essa energia e assim aliviando sintomas. O mais interessante é que as pessoas podem fazer uso destas técnicas não apenas para tratamento, mas também de modo preventivo. Isto é, mantendo o equilíbrio energético e evitando o aparecimento de muitas doenças. E esse é o maior  ganho: a prevenção de sintomas e doenças.

SPA URBANO - Dave Ferreyro
A importância da limpeza orgânica. A limpeza orgânica é o processo de que ajuda o organismo a eliminar o acúmulo de toxinas que se formam durante os anos em nosso corpo e desencadeiam um desequilíbrio em nosso sistema digestório e imunológico. Um bom programa de limpeza orgânica promove a desintoxicação e o fortalecimento da capacidade natural do organismo para a recuperação e manutenção da saúde aumentando sua saúde e vogou físico e mental . O Kriyá usa uma técnica revolucionária para revitalizar e equilibrar o organismo. Este programa é baseado em uma técnica Asiática da Medicina Ayurveda " Ciência de auto-cura", para ajudar na limpeza orgânica profunda e na eliminação de resíduos do sistema digestório de uma forma natural. O Programa Kriya é um Protocolo de LIMPEZA DO ORGANISMO. É um Tratamento realizado por VIA ORAL para ajudar o organismo a Eliminar Resíduos que vamos acumulando nos Intestinos, no Fígado, na Vesícula Biliar e nas Células. É uma evolução de uma Técnica da Medicina Oriental para realizar uma Purificação Orgânica Natural, um programa que ajuda na Destoxificação do nosso organismo. O Programa Kriya é um Detox que consiste em Orientações sobre Alimentação, Substituição de Alimentos e uso de Suplementos Alimentares que “Amolecem” os Resíduos. O Programa ajuda o organismo a Expelir estes resíduos pelas fezes e ajuda na Destoxificação do Organismo através da Via Enzimática do Fígado. Você quer emagrecer e não sabe como? Você tem gordura no fígado e não sabe como remove-las? PROGRAMA KRIYÁ AUXILIA NO EMAGRECIMENTO E TRATAMENTO DE GORDURA NO FIGADO ; Também contribui: • melhora das funções intestinais • Redução da acidez dos líquidos corporais; • Redução do diabetes • Diminui dores osteoarticulares; • Redução de toxinas dos processos metabólicos; • Reequilibrar os líquidos corporais • Melhorar a autodefesa orgânica.

YOGA SPANDA - Ro Pacheco
Yoga: uma prática integral.
A vida com qualidade tem sido objeto de centenas de pesquisas científicas, a despeito das mais variadas modalidades e considerando que cada uma tem sua valia e aplicabilidade, conduzimos aqui um olhar mais profundo acerca do Yoga. A prática regular gera equilíbrio nos níveis físicos como: homeostasia da pressão arterial, ajuste do Ph sanguíneo, melhora a imunidade, estabilização e prevenção da osteoporose, diminuição da ansiedade, melhora da memória e concentração...poderíamos aqui nominar uma infinidade de benefícios já comprovados pela ciência, porém vale ressaltar que yoga gera uma autonomia e nos tornamos conscientes das escolhas que fazemos. A qualidade de vida se perde toda vez que você se ausenta de si mesmo, mas a mesma qualidade retorna e se expande sempre que você assume a responsabilidade da própria vida, mantendo uma rotina saudável não só física, mas criando um tempo diário de aquietamento. O corpo precisa dessa pausa inteligente e quando você entra em concentração e meditação, muitas substâncias químicas saudáveis são liberadas auxiliando na Homeostase  Total!

FLY ACADEMIA - Darell Ehlert 
Atividade Física para uma vida saudável
Uma vida saudável depende do bom funcionamento do corpo humano através da energia utilizada para mantermos nossas funções vitais e para potencializarmos nossas qualidades físicas. Essa relação sinérgica é diretamente ligada ao consumo de alimentos que nos trazem o potencial mecânico para exercer trabalho, como também dos processos desencadeados pelo nosso sistema fisiológico para manter o bom desempenho do nosso corpo.
Ao caminharmos estamos estimulando nosso sistema circulatório e com isso utilizando energia. O processo de dormir, alimentar-se, escovar os dentes, fazer nossas atividades laborais diárias, são todas atividades que desprendem energia ao passo que estimulam nossos sistemas a uma organização para um melhor desenvolvimento.
Desta forma toda e qualquer atividade física tem uma grande importância para o organismo humano e assim para uma vida saudável. No entanto é imprescindível diferenciarmos atividade física de exercício físico. Enquanto o primeiro está inserido neste escopo de atividades gerais que podemos exercer, o segundo está ligado as atividades voltadas a um resultado e especificamente a melhoria de uma qualidade física.
Praticar atividades físicas auxilia o combate do estresse devido a liberação de endorfina, promove o bem-estar, melhora a qualidade do sono e previne a hipertensão e doenças crônicas. Fazer exercícios físicos desenvolvem os músculos, que auxiliam no equilíbrio corporal, ajudam a diminuição da gordura visceral, estabilizam e controlam o ritmo cardíaco.
Atividade física e exercício físico são complementares e essenciais para uma vida saudável, assim como ativar nossas emoções, exercitar nossas relações e principalmente manter nosso corpo em movimento, pois ele necessita de energia para sobreviver e sinergia para viver.

CONCEITO ORGANICO – Bernardo Braga
Alimentação e Saúde - Muito além do prato.
Os conceitos de saúde na alimentação vão muito além das questões nutricionais e necessidades biológicas. Vivemos hoje uma avalanche de informações, onde a cada hora surgem diferentes teorias. E com nossos alimentos não é diferente. Todos os dias surgem novos “vilões” e novos “mocinhos”. Contar calorias e seguir dietas da moda virou uma obsessão, que tirou o foco do que realmente é uma alimentação saudável. O segredo é muito simples, consumir menos produtos industrializados, altamente processados e cheios de aditivos, e optar por “comida de verdade”. O novo conceito de alimento saudável e responsável, tem que assumir componentes socioambientais e culturais, favorecendo a agricultura familiar, orgânica e agroecológica. A garantia de uma alimentação adequada e saudável, deve contemplar o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais, que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutricional, assim como padrões alimentares variados de acordo com a sazonalidade e principalmente livre de contaminantes.
Quando você olha na perspectiva da saúde coletiva, para você ser saudável você tem que trabalhar, ter dignidade, estar com quem gosta em um ambiente sustentável. Nessa perspectiva o alimento orgânico de origem familiar, tem a ver com saúde social urbana, pois vai ao encontro da promoção de saúde social, dignificando o agricultor. Isso repercute na qualidade de vida nas grandes cidades nas questões do desemprego e da violência. E repercute também na saúde ambiental, porque lida com práticas responsáveis e sustentáveis em vários aspectos, protegendo e cuidando do solo, agua e ar. Então, o aspecto de alimentos equilibrados nutricionalmente é quase uma consequência. Respirar ar poluído, não ter trabalho e viver em uma cidade violenta com graves problemas sociais não é saudável.
Ou seja, fora o alimento ter papel fundamental na formação de nossas células, e por consequência do nosso organismo, ele também esta intrinsecamente ligado a questões ambientais, culturais e sociais. Demonstrando claramente a importância que devemos dar ao ato de comer e principalmente a consciência que fazemos parte de um ciclo, onde saber da onde veio e para onde vai se torna imprescindível para nossa saúde. Não esquecendo que para ter saúde integral, fora a parte física, nutricional, cultural e social, um dos elementos principais é a nossa mente e nossos pensamentos, portanto cuide deles!


BIOVITA FARMACIA – Cristiane Rohde
Medicamentos manipulados: a dose exata do que você precisa.
Farmácia de Manipulação é o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do paciente, de forma personalizada, com base em receita emitida por profissionais prescritores de diversas especialidades.
Sinônimo de individualidade, as fórmulas podem ser preparadas em diferentes formas farmacêuticas, como pastilha sublingual, sachê, cápsula, xarope, creme, shampoo, solução, entre outras.
A farmácia de manipulação possui ainda a vantagem de melhorar a relação médico-farmacêutico-paciente, proporcionando um considerável salto no nível de qualidade de vida e de saúde da população.
A manipulação é uma arte que não deve se contentar com a criatividade e imaginação, mas deve se basear em noções precisas de farmacotécnica e em conhecimentos farmacodinâmicos e farmacocinéticos, para assim maximizar o efeito terapêutico necessário. 
A Biovita Farmácia conta com assistência farmacêutica constante na produção e dispensação de medicamentos mediante receita médica. Possui um compromisso ético e profissional com a saúde pública, produzindo fórmulas com cuidado e qualidade.


KORI PILATES – Patrícia Marchiori
O método pilates busca a integração entre corpo, mente e espírito. Trabalhar todos esses pilares durante a prática de atividade física traz o ser humano de volta para sua essência, de equilíbrio e harmonia com a vida. 
Através da concentração no que se é executado estimula-se o indivíduo a uma prática consciente. A respiração acontece de forma combinada com os exercícios, trazendo ainda mais consciência e presença no físico, esvaziando a mente das questões diárias e  trazendo relaxamento para ambos. Mexer o corpo de forma inteligente nos traz autoconhecimento, pois se estamos atentos percebemos quais são nossas dificuldades por conta de bloqueios e traumas, estes podendo ser de origem emocional. Nosso corpo fala, e por isso contamos com uma equipe de profissionais que olham para o indivíduo como um todo, auxiliando na sua evolução da melhor maneira.
Voltar