Acibalc passa a compor o Conselho Gestor da APA Costa Brava

Uma audiência pública na última segunda-feira, dia 24, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente na Câmara de Vereadores de Balneário, apresentou as entidades, associações, ONGs, empresas privadas e órgãos públicos que vão compor o novo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava.

A Associação Empresarial da Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, passa a compor o Conselho como uma das entidades e organizações não governamentais ambientais, culturais e de comunidade científica.

A Área de Proteção Ambiental denominada Costa Brava é constituída segundo o acordo da Lei Municipal nº 1985 de 2000, pela área delimitada ao norte e leste pelo Oceano Atlântico, ao oeste pela linha imaginária que se inicia na Ponta das Laranjeiras e segue pelo divisor de águas de microbacias das praias de Taquarinhas, Taquaras, do Pinho e do Estaleiro, ao leste pelo divisor de águas da praia do Estaleirinho que forma o limite ao sul na divisa com Itapema.

Foi criado como um órgão autônomo de caráter consultivo normativo e deliberativo com o objetivo de apoiar a implementação das atividades de administração, elaboração e do plano de gestão ambiental da Costa Brava.

A nova formação do Conselho Gestor precisa ser ainda homologada pelo prefeito Fabrício Oliveira, em decreto. Posteriormente, as entidades deverão indicar à Secretaria de Meio Ambiente o nome dos futuros conselheiros, que deverão ser capacitados sobre as responsabilidades e a importância da participação no órgão. Em seguida, serão iniciadas as reuniões de trabalho, nas quais os conselheiros tomarão conhecimento do Plano de Manejo, realizado pela empresa Ecolibra. Será iniciada ainda a análise do Plano de Manejo, de acordo com o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

“O novo conselho tem muito trabalho pela frente. Precisamos de união, pois todos buscamos o mesmo objetivo que é o desenvolvimento ordenado e sustentável desta que é uma das mais belas regiões do litoral brasileiro. Vamos juntos fazer da APA Costa Brava um exemplo de unidade de conservação de uso sustentável”, ressalta Gevaerd.

Foto divulgação.