ACIs elencam prioridades do Vale do Itajaí durante plenária da FACISC em Brusque

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) foi sede na noite de quarta-feira, 19 de julho, da reunião plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Regional Vale do Itajaí. O encontro foi presidido pela vice-presidente regional, Maria Izabel Pinheiro Sandri e contou com a participação do presidente e vice-presidente da FACISC, Ernesto João Reck e Jonny Zulauf, respectivamente, além de presidentes e diretores das ACIs da região.

A reunião foi marcada por três momentos importantes: a apresentação da Escola de Negócios, a eleição da vice-presidência regional, e a discussão entre os presentes sobre as prioridades que a região cobrará em encontro com parlamentares no dia 21 de agosto, em Blumenau, através do movimento ‘Voz Única do Vale’, que reúne as 12 ACIs da Regional.

Entre os pleitos federais estão a necessidade e agilidade da Duplicação da BR 470; o Aeroporto Internacional de Navegantes; a Bacia de Evolução - Porto de Itajaí/Navegantes; o Sistema de Prevenção de Enchentes (monitoramento e barragens, como a de Botuverá); e mudanças no Pacto Federativo.

Já em nível estadual os pleitos elencados são a reforma e a revitalização da Rodovia SC-412 (Jorge Lacerda); e o Anel de Contorno Urbano de Gaspar. Na oportunidade, Eduardo Pedrini, diretor da ACI Gaspar, explicou o novo projeto elaborado pela Prefeitura, o qual prevê a implantação do Anel em etapas, sendo elencados quatro trechos prioritários. O projeto, segundo Pedrini, trará melhorias de mobilidade urbana para toda região.

Escola de Negócios

Durante a reunião plenária, o professor do Centro Universitário de Brusque - Unifebe, George Wilson Aiub, fez a apresentação da Escola de Negócios ACIBr. Lançada em outubro de 2016, a  plataforma é mantida pela entidade em parceria com a Unifebe e disponibiliza cursos de curta duração em diversas áreas. Todos os cursos são oferecidos na modalidade de Ensino à Distância e direcionados exclusivamente às empresas associadas à entidade e seus colaboradores.

Na oportunidade Aiub demonstrou aos presidentes e diretores das ACIs todas as questões técnicas e práticas que envolvem a plataforma, e ressaltou que todos os cursos disponibilizados surgiram através de demandas das próprias empresas. O programa também utiliza vários tipos de mídia para tornar o processo de aprendizagem mais produtivo. E o objetivo é disponibilizar os cursos às empresas associadas às ACIs de todo estado, através de uma parceria com a FACISC.

De acordo com o presidente da ACIBr, a Escola de Negócios está disponível às empresas associadas que queiram comprar cursos e disponibilizar aos seus colaboradores, como também ao profissional que tenha interesse em realizar a capacitação para crescimento pessoal, desde que atue em uma empresa associada. “Vemos o quanto a Escola de Negócios poderá auxiliar as empresas e empresários na trilha do conhecimento. Ficamos muito contentes com esse sinal verde da FACISC. A ACIBr criou esse produto, que é a Escola de Negócios junto com a Unifebe e agora conseguiremos, através dessa tríplice aliança, levar esse produto a todas as ACIs do Estado”, enfatizou Habitzreuter.

O presidente da federação, Ernesto Reck, ressaltou o interesse da entidade na parceria FACISC-ACIBr-Unifebe. Segundo Reck, foi dado o primeiro passo na tarde de ontem, após visita à Unifebe e a partir de agora a FACISC fará todo planejamento para iniciar essa parceria, que deve ser um grande projeto da federação em prol dos empresários e seus colaboradores.

Eleição vice-presidência e despedida

A pauta da reunião plenária contou ainda com a eleição do vice-presidente da Regional Vale do Itajaí. Por unanimidade a empresária Maria Izabel Pinheiro Sandri, indicada pela ACI Itajaí, foi reeleita vice-presidente, tomando posse na mesma oportunidade.

Maria Izabel agradeceu a todos os presidentes pela confiança em seu trabalho, e reforçou seu compromisso para com a FACISC e as ACIs da região.

Em seguida o presidente Ernesto Reck teceu considerações a respeito dos quatro anos em que esteve à frente da FACISC, e que chegam ao fim no mês de agosto, com a eleição da nova diretoria. “Tive o grande privilégio de ter ficado à frente da FACISC por quatro anos. Nossa federação é dividida em 12 regionais e nós conseguimos perceber o quanto cada regional cresceu e entendeu o espírito do associativismo, de que juntos realmente somos mais fortes. Que as ações, independente de cidades, são tomadas em conjunto. Fico feliz de ter participado das diversas plenárias, especialmente hoje, minha despedida. Os temas que aqui foram discutidos são de interesse da região e cada presidente assumiu o compromisso de que unidos construiremos os grandes projetos e ações. Foi um momento extremamente importante e nós, como entidade estadual, sentimos muito orgulho com a Regional Vale do Itajaí, por seu trabalho durante esse período e o quanto ela representa para o associativismo catarinense e em nível empresarial. Muito obrigada à Regional do Vale e a todos os presidentes e suas diretorias. Os empresários cada vez mais têm que assumir a sua função na sociedade. É o empresário unido que vai conseguir fazer a diferença”, ressaltou.

Também participaram da reunião o presidente da ACIBALC, Augusto Munchen; o presidente da ACIP, Peter Stephan Volmann; o presidente da ACIL, Alisson Pilar Machado; o presidente da ACIB, Avellino Lombardi; o diretor da ACIB, Rui Hansen; o presidente da ACIG, Nelson Mario Kuster; o diretor da ACIG, Eduardo Pedrini; o executivo da ACIDI, Sidomar Loos; a representante da PRINTE, Ana Bilbao; o presidente da ACI Navegantes, Rinaldo Araújo; a diretora da ACI Itajaí, Marisa da Silva Heiser; o coordenador do Sebrae Foz do Rio Itajaí, Alcides Sgrott; o diretor executivo da ACIBr, Cândido Horácio Godoy; o diretor executivo da FACISC, Gilson Zimmermann; o consultor regional da FACISC, Albert Sabin; e o consultor comercial da FACISC, William Sartor.


Por Gisele Girardi com colaboração das Assessoria de Comunicação de Brusque

Voltar