Balneário Camboriú tem o primeiro Ecoponto fixo de descarte de resíduos eletrônicos

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) lançou na tarde de segunda-feira, 05, o primeiro Ecoponto de descarte de resíduos eletrônicos de Balneário Camboriú – que fica na Faculdade Avantis. A ação aconteceu exatamente no Dia do Meio Ambiente, e marca o início do programa AcibalcEco 2030 que quer incentivar Balneário Camboriú e Camboriú a darem o destino correto ao seu lixo até 2030.

Uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo estima que será produzido nesse ano mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico em todo o mundo – sendo aproximadamente sete quilos por pessoa. Pensando nisso e considerando o fato de que as novidades tecnológicas não param de ser lançadas a todo momento, desde novos celulares como novas TVs, tablets, e outros, desde 2010 a Acibalc trabalha para melhorar esse cenário. Todos esses produtos trazem metais pesados, pilhas e baterias que são prejudiciais ao meio ambiente e não podem ser descartados em qualquer lugar. Até ano passado, a entidade realizava sempre no mês de junho uma campanha de descarte de resíduos eletrônicos. Porém, o projeto evoluiu e agora será fixo.

O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da associação, Diego Carvalho, explica que o momento é de felicidade, já que a ideia de ter um Ecoponto fixo para descartar corretamente resíduos eletrônicos não é de hoje. “É algo inovador para a região, e atenderá não só a comunidade de Balneário Camboriú como também os moradores das cidades vizinhas. E essa é a nossa ideia, fazer com que as pessoas parem de descartar esses resíduos em qualquer lugar e tragam até o nosso Ecoponto. Todo esse material será encaminhado para empresas especializadas que irão reutilizar e retornar os produtos para a indústria”, explica.

O vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável da entidade, Paulo Junek, completou a fala do coordenador, lembrando que esse é o começo de uma nova era na região, mais voltada para o lado ambiental. “Muitas pessoas nos procuravam ao longo do ano e já iam juntando seus materiais para descartar sempre em junho, mas agora não é mais preciso fazer isso. Com esse primeiro ponto fixo, elas podem descartar quando quiserem. Aceitamos desde produtos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets, como também baterias, pilhas e lâmpadas”, diz. Paulo antecipa que a Acibalc já está trabalhando para, em breve, inaugurar outros Ecopontos, tanto em Balneário quanto em Camboriú.

A Faculdade Avantis foi grande apoiadora dessa ação, já que cedeu o espaço onde fica o contêiner do Ecoponto. O presidente da instituição, Mohamad Hussein Abou Wadi, salientou o quanto o momento é importante, comentando que é o futuro que está em jogo. “Precisamos formar uma geração com uma consciência mais voltada ao lado ambiental, que seja mais cuidadosa, e esse é um ótimo exemplo que estamos dando aos jovens. Além desse Ecoponto colaborar com o meio ambiente, o descarte correto otimiza os serviços e a indústria, potencializando a economia”, ressalta.

Por Roberta Watzko