Blumenau sedia plenária regional do Vale com destaque para o Voz Única

Voz Única para as eleições 2018 e discussão dos pleitos do Vale foram temas da plenária regional da Facisc que aconteceu na sede da Associação Empresarial de Blumenau - Acib com a presença do presidente da Federação Jonny Zulauf.

A reunião presidida na noite dessa terça-feira, dia 17, pela vice presidente regional do Vale do Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri, contou com a participação dos presidentes das Associações de Indaial, Renato Tomio, de Iajaí, Dr. Mário César dos Santos, da Associação de Gaspar, Nelson Bornhausen, de Balneário Camboriú e Camboriú, Augusto München e da Associação de Navegantes, Rinaldo Araujo, além do anfitrião, da Associação de Blumenau, Avelino Lombardi.

Em sua frase de boas vindas, Lombardi destacou a importância da participação dos empresários no movimento associativista e lembrou que é o momento de darmos as mãos e nos concentrar também em aumentar a representatividade eleitoral da região.

Dr. Jonny, na sequência, enalteceu o poder de mobilização e aglutinação que as Associações integrantes do sistema Facisc têm e parabenizou os presidentes quanto ao resultado do Voz Única que teve participação sobremaneira das entidades do Vale. "Preciso agradecer o envolvimento de todos com os pleitos. Esses pleitos mostram a insatisfação dos empresários que, apesar de serem distintos em cada região, continuam concluindo a ineficiência, a falta de ética e a dificuldade do governo em cumprir prazos".

O presidente ainda reafirmou que a parceria e o relacionamento da Facisc com o Sebrae, a FIESC e com a Fecomércio tem dado bons frutos e finalizou dizendo que a Confem - Confederação das Federações Empresariais, está unida para pensar no empresariado.

Voz Única

Um dos principais assuntos da reunião, o Voz Única foi desenvolvido pela Facisc com o propósito de disponibilizar para a sociedade uma ferramenta que oriente e informe as demandas de SC do ponto de vista empresarial, auxiliando os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo.

Participaram do Voz Única 2018, 111 Associações Empresarias que juntas enviaram quase 700 demandas. Esses itens serão listados e categorizados e serão entregues para todos os candidatos nas 12 regiões do Estado.

Dos pleitos elencados, 48 estão ligados a infraestrutura e os demais focam na educação/inovação, política/gestão, saúde, segurança pública, comércio exterior (atenção ao turismo como matriz econômica) e reforma tributária.

As demandas do Vale como o pacto federativo, a duplicação da BR-470, o aeroporto Internacional de Navegantes (ampliação e modernização), a Bacia de Evolução dos Portos de Itajaí/Navegantes e o sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens) continuarão sendo tratados como prioritários. A novidade é a inclusão de dois pleitos que merecem total atenção e que dizem respeito a ferrovia Leste-Oeste, que liga Chapecó a Itajaí, e as obras nas Marginais de acesso da BR-101 entre o trecho de Balneário Camboriú e Navegantes.

Campanha

Durante a reunião foi apresentada também uma proposta de campanha para conscientizar a população a votar em candidatos da região, evitando votos nulos e brancos. A ideia é engajar todas as associações e outras entidades de classe neste movimento em prol de votos válidos. A campanha envolveria um site do projeto Voz Única, com bandeiras do Vale do Itajaí, lista dos candidatos do vale com ranking político daqueles que já estão em mandato; mídia espontânea; redes sociais; propaganda; jornais; revistas; entre outras mídias. O lançamento da campanha está previsto para o mês de agosto.