Cases nacionais, homenagens e palestras marcam a 6ª edição do Encontro Empresarial da Acibalc

Planejamento, inovação e criatividade deram o tom a 6ª edição do Encontro Empresarial, que aconteceu no dia 11, sob o comando da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), em parceria com a FACISC e com o Sicredi. Neste ano, o evento focou em como superar os obstáculos em diferentes momentos da economia e também comemorou os 15 anos da entidade, que foi fundada em julho de 2002.

O presidente da entidade, Augusto München, lembrou para os mais de 200 empreendedores presentes que as dificuldades existem, mas que podem e devem ser superadas. “2017 não está sendo um ano fácil para os empresários, e por isso mesmo exige que a gente comece a agir de forma diferente. E o associativismo ganha ainda mais força neste cenário, incentivando a troca de experiências e possibilitando novas ideias”, diz.

Incentivo é a chave

O evento iniciou com apresentação do case nacional da marca Natura, com o Gerente de Mercado, Marcos Ponte, que fez um comparativo das mudanças ocorridas no cenário econômico nos últimos anos, focando também na questão da conectividade. Ele explicou que uma das estratégias utilizadas pela Natura para não fugir da sua identidade original, que é focada na venda direta, é a capacitação das consultoras, mostrando que os consumidores mudaram: querem produtos a pronta entrega, experimentação, assistência e flexibilidade de pagamento. “Quem sobrevive é aquele que melhor se adapta. Também incentivamos as nossas consultoras com prêmios, mostrando que elas têm motivo para estarem conosco”, diz.

Criatividade e inovação fazendo a diferença

A multinacional WEG também foi destaque, através do Gerente de Marketing Deisne de Araújo, que apresentou a história da empresa, que foi fruto de um sonho de três amigos, que se uniram na década de 60 e fundaram a Eletromotores Jaraguá, que anos mais tarde se tornou a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.  “O nosso foco é inspirar, motivar e instigar nossos funcionários a inovarem e criarem. Incentivamos que eles proponham soluções, identificando oportunidades, entendendo e trocando informações e assim gerando novas ideias e inovando”, afirma.

Cenário estadual  

Para encerrar a manhã, aconteceu o esperado painel que debateu o cenário econômico estadual. Um dos participantes foi o sócio fundador e franqueador da rede de idiomas Rockfeller Language Center, André Belz, que salientou que o objetivo é atingir 50 unidades até 2018 e 100 em quatro anos. O empresário reconheceu a concorrência, mas destacou seus diferencias e lembrou que a Rockfeller não vende apenas aulas de idioma, e sim sonhos, desejos e oportunidades. “Um de nossos desafios é fazer os alunos ficarem mais tempo conosco, já que a maioria fica apenas um ano, enquanto os cursos rápidos duram em média dois anos. Temos dados que comprovam que 75% dos brasileiros querem cursar inglês e preferem fazer isso em turmas. Ou seja, temos uma grande oportunidade em nossas mãos”, afirmou.

O Grupo Algar Telecom destacou o crescimento da empresa, considerando que telefonia e internet nunca deixam de serem procuradas. O foco é investir cada vez mais em Santa Catarina, Estado que o Grupo considera de grande potencial. Pensando nisso, em 2015 a Algar Telecom comprou uma empresa de telecomunicações com sede em Balneário e passou a cobrir os serviços que ela prestava, aumentando os serviços, tanto na linha de telefone, como móvel e internet. 

Encerrando o painel, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco Antônio dos Anjos, defendeu a economia criativa aliada ao turismo. “Para se manter é preciso inovar. Mesmo em um destino turístico de sucesso, como é o caso de Balneário, ainda há muito o que se explorar, como museus, artesanato, apresentações de teatro, música e dança, audiovisual, cinema, gastronomia e muito mais. A crise não nos atingiu tanto, mostrando o tamanho do potencial que temos no Estado”, finalizou.

Medalha Baltazar Pinto Correia

Um dos momentos mais aguardados foi a entrega da Medalha Baltazar Pinto Correia aos pioneiros Adolfo Karrer e Higino Pio, este último representado pelo filho César. Adolfo fundou a Contabilidade Karrer, que neste ano completa 50 anos e foi a primeira de Balneário – ainda em funcionamento. Ele também ajudou a fundar a CLD da cidade e é atuante no Rotary Clube. Com emoção, ele agradeceu a esposa, Dolora, que o apoiou durante todos esses anos, e exaltou que a empresa continua na ativa, estando já na terceira geração.

O segundo homenageado foi Higino, o primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú e morto na Ditadura Militar. Ele estabeleceu-se como comerciante e também era proprietário do Hotel Pio. O filho dele, César, afirmou que a homenagem é uma honra e traz uma grande felicidade para a família. “Ele deixou um legado, começou a história de Balneário Camboriú, que ainda está sendo escrita”, afirmou.

15 anos da Acibalc

Durante o almoço também foi celebrado o aniversário da entidade, fundada há exatos 15 anos. O prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira, exaltou o quanto a Acibalc se doa em prol do município. “Balneário Camboriú é hoje a cidade que é por conta do trabalho de muitas pessoas, e definitivamente a Acibalc nos auxiliou nesse processo. Mesmo antes de ser prefeito, eu sempre prestigiei os eventos dessa importante entidade, que consegue congregar as melhores ideias e cases de sucesso, agregando valor e inspirando os empresários”, comentou.

Conversa de Negócios e palestras simultâneas

Na parte da tarde, houve o evento “Conversa de Negócios”, que reuniu empresários de diversos segmentos para troca de experiências e muito networking. Uma das novidades dessa edição, foram as palestras paralelas à grade principal que trouxeram assuntos focados no mercado e em gestão empresarial. Os temas foram diversos e fizeram sucesso, contemplando desde workshop sobre desempenho em vendas, como também palestras com dicas de como se tornar um investidor, como administrar da melhor forma microempresas, como atender com excelência e com foco em resultados.


Por Roberta Watzko

Voltar