Conselheiros da APA Costa Brava serão capacitados para colaborar com o desenvolvimento sustentável das praias agrestes

Na quarta-feira, dia 6, foi realizada a 1ª reunião ordinária do novo Conselho Gestor da APA (Aréa de Proteção Ambiental) Costa Brava, na Associação de Moradores da Praia de Taquaras. A Acibalc, uma das entidades que compõe o conselho, esteve presente representada pelo suplente Paulo Junek, que ocupa o cargo de vice-presidente financeiro e coordenador do núcleo de Desenvolvimento Sustentável da associação. O secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Ike Gevaerd, também participou do encontro.

Em pauta a discussão da aprovação do estatuto da APA, que acontecerá em reunião no dia 13 de março e a eleição que elegerá os novos membros da diretoria do conselho e que será no dia 20 também do mês de março.

Um dos assuntos que mais chamou atenção dos participantes diz respeito a capacitação dos conselheiros que acontece no próximo dia 27 de fevereiro e que será ministrado pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL, orgão ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O processo de capacitação dos conselheiros já havia sido tratado em reunião entre representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário e do CEPSUL regional Itajaí e seu objetivo é repassar conhecimento sobre unidades de conservação, gestão de conflitos e o papel dos conselhos gestores.

“É de suma importância para o bom aproveitamento e efetividade nos trabalhos do Conselho Gestor que haja esta capacitação. Técnicos do CEPSUL e da SEMAM irão elaborar o cronograma. É assim, com parcerias desta qualidade, que iremos transformar nossa APA num exemplo para o Brasil, levando o desenvolvimento sustentável e ordenado para região”, frisou Ike.

O que é a APA

De acordo com a Lei Municipal nº 1985, de 2000, a APA Costa Brava é constituída pela área delimitada ao norte e leste pelo Oceano Atlântico, ao oeste pela linha imaginária que se inicia na Ponta das Laranjeiras e segue pelo divisor de águas de microbacias das praias de Taquarinhas, das Taquaras, do Pinho e do Estaleiro, daí seguindo ao leste pelo divisor de águas da praia do Estaleirinho, que forma o limite sul desta APA, até a ponta do Malta, no limite com o Município de Itapema.

Seu propósito é contribuir com o desenvolvimento ordenado e sustentável dessa importante região do litoral brasileiro.