Curso de PDCA exclusivo para advogados deve ser ampliado para atender outros profissionais

Planejar, fazer, checar e agir. Do inglês Plan, Do, Check e Act ou Adjust, a ferramenta PDCA é um método interativo de gestão com a função de garantir que as empresas organizem seus processos. 

Por esse motivo, o Núcleo Jurídico da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc organizou, em quatro módulos, o Curso de Planejamento Estratégico e Ferramentas de Gestão - PDCA/MASP exclusivo para advogados com o objetivo de desenvolver nos participantes habilidades de elaboração e aplicação de um planejamento para a administração dos negócios.

Os encontros aconteceram nos dias 12, 13, 19 e 20 de março em Balneário Camboriú e foram ministrados pelos consultores Roseli Grotto Rosa e Diego Martins, ambos especialistas em planejamento estratégico para grandes empresas. Os profissionais que integram o quadro de consultores de Núcleos da Acibalc, buscaram tratar de temas atuais e relevantes para o universo corporativo.

No que diz respeito ao planejamento é importante lembrar que um projeto bem elaborado é primordial para o ciclo PDCA, impedindo falhas futuras e gerando enorme ganho de tempo. Sobre a segunda parte da ferramenta, a execução é subdividida em etapas como o treinamento de equipe, seguido da realização e da “coleta de dados para uma posterior avaliação.

Diego afirma que o curso foi um momento muito importante para que os profissionais, advogados, pudessem aprender o processo de planejamento e de gestão de um escritório percebendo assim que muito além do trabalho direto o escritório também é uma empresa.

Sobre a fase de checar e agir, são os estágios do ciclo onde são identificadas possíveis brechas no projeto e as metas alcançadas e resultados obtidos são mensurados através dos dados coletados e do mapeamento de processos ao final da execução e onde são aplicadas ações corretivas de modo a estar sempre e continuamente aperfeiçoando o projeto. Roseli resaltou que de forma dinâmica e interativa a troca de conhecimento nas metodologias estudadas enriqueceu os debates. "O curso teve grande importância para o crescimento e o fortalecimento da gestão das empresas. Tudo contribuiu muito para facilitar as rotinas de trabalho", finalizou.

A coordenadora do Núcleo, Tamara Ribeiro de Barros, acredita que a expectativa do curso tenha sido superada. "Não atendemos apenas nucleados e associados e isso possibilitou que trocassemos experiências com vários profissionais na área. Percebemos que as dúvidas são as mesmas e a partir de agora podemos traçar planos de trabalho desenhando objetivos."

A ideia com o sucesso do curso é de abrir novas turmas ao decorrer do ano que atendam outros segmentos de mercado.














Voltar