Em 4º Fórum do DEL, futuro das cidades é discutido

Pensar e discutir o desenvolvimento das cidades a longo prazo foi o objetivo do 4º Fórum do DEL promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc, no Parque Beto Carrero.

O evento que reuniu cerca de 150 participantes entre lideranças, prefeitos e empresários de vários municípios catarinenses e do país, como os vindos do estado do Acre, aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto.

Em seu discurso de abertura do fórum o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, destacou o estado catarinense como referência nacional nas questões relacionadas à competência e a qualidade e aproveitou a ocasião para comentar o programa Voz Única. Um documento que compila as demandas de Santa Catarina do ponto de vista empresarial de forma sistematizada acompanhando o status dos esforços da classe política para atender as necessidades.

O prefeito de Penha, Aquiles Schneider da Costa, apresentou a cidade e enfatizou o desafio em transformar o município em um distrito turístico nos próximos anos enaltecendo a importância e as contribuições do parque para o crescimento da cidade e para que Penha seja um destino muito mais procurado.

Foram ouvidos ainda cases das cidades de Braço do Norte e Taió representadas pelos prefeitos Roberto Marcelino e Almir Guski. No case DEL Avançado, a cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul, trouxe o ciclo de etapas vencidas desde a sensibilização até os projetos executados. Um trabalho iniciado em 2016 e que impactou na educação, levando o empreendedorismo para as escolas, no turismo, criando uma rota turística integrando três destino num roteiro de natureza abundante com montanhas e cachoeiras integrando as propriedades rurais, desenvolvendo um selo para produtos produzidos nas colônias e, ainda, transformou a cidade em referência na transparência de acordo com a avaliação governamental. 

A vice presidente de Turismo da Facisc, Ciça Müller, também esteve presente e comentou os projetos e cases apresentados. "Os projetos apresentados no fórum comprovam que dá muito certo quando poder público e iniciativa privada trabalham juntos, estruturando planejamento de longo, com projetos que permanecem, indiferente de mandatos políticos que são temporários", 

Para Ciça, é nesse processo que as expectativas da sociedade são identificadas e atendidas, envolvendo a sociedade civil organizada, devolvendo o poder de decisão para o cidadão. 

Voltar