Em Blumenau, Vale do Itajaí apresenta pleitos do Voz Única a candidatos

Em mais um evento de entrega da cartilha Voz Única, a Facisc e as ACis do Vale do Itajaí apresentaram nesta sexta-feira (21/9), na sede da ACIB Blumenau, o documento aos candidatos da região. Entre os candidatos presentes estiveram Décio Lima, Napoleão Bernardes, ao governo do estado.

O documento, que tem mais de 700 demandas do setor produtivo, traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da federação. O evento contou com a presença de empresários das associações empresariais de toda a região.

O presidente da Federação, Jonny Zulauf ressaltou a importância do documento para o Estado. “Levantamos o que Santa Catarina precisa na visão do empresariado, mas que se traduz a visão da sociedade como um todo, pois as demandas existentes neste documento são anseios de todos os cidadãos que querem ver o nosso estado crescer ainda mais. Neste movimento colaborativo queremos que os candidatos recebam este trabalho como uma importante contribuição caso forem eleitos”, destacou o presidente.

A vice-presidente da Facisc para a regional Vale do Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri, apresentou as demandas prioritárias da região enaltecendo a questão de infraestrutura como fator fundamental para o desenvolvimento.

Segundo o presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Avelino Lombardi, o Vale do Itajaí está junto neste projeto e quer construir uma região melhor. “Queremos juntos trazer um apoio mais efetivo para a região e os projetos só sairão do papel se a sociedade se unir com o executivo”, destacou.

Prioridades do Vale do Itajaí

As associações empresariais de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota, Indaial, Itajaí, Navegantes, Penha, Pomerode e Timbó apresentaram 74 pleitos com destaque mais uma vez para a infraestrutura, com 65% das solicitações.

As associações destacaram entre os itens, cinco prioridades:

Duplicar a BR 470.

Ampliar e modernizar o aeroporto internacional de Navegantes.

Adequar a bacia de evolução – Porto Itajaí/Navegantes.

Revisar sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens).

Executar o anel de contorno urbano de Gaspar.

Conheça o documento completo com as demandas do Vale do Itajaí em: https://www.vozunica.org.br/valedoitajai

Demandas das Mulheres e Jovens Empresários

Na ocasião também foram apresentadas as demandas das mulheres e dos jovens empresários que expuseram como pleitos a simplificação do processo de abertura de empresas e o estimulo ao empreendedorismo por meio da criação de incubadoras, o desenvolvimento de um programa de capacitação  e educação empreendedora, e a disparidade salarial entre homens e mulheres em Santa Catarina.

Documento Voz Única

A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”.

O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.

O programa Voz Única está alinhado com a agenda 2030, a nova agenda mundial, que promove os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma a Federação contribui em essência com as metas do ODS 16 que destacam as instituições transparentes, o combate a corrupção, entre outros importantes assuntos que permeiam os negócios e a sociedade.

Os 17 ODS– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam o meio de implementação da Agenda 2030 e demandam uma articulação entre todos os setores.