Integrada: coordenadores gestão 2018 avaliam o ano

Diretores e coordenadores de Núcleos da Acibalc se reuniram na manhã dessa terça-feira, dia 16, para a última reunião integrada do ano de 2018, conduzida pela Vice Presidente Roseli Grotto Rosa

Com a presença dos coordenadores Carlos Vieira, do Núcleo de Gastronomia; Osny Maciel Jr, representante do Núcleo de Turismo; Paulo Junek, coordenador dos Núcleos de Consultores Empresariais e de Desenvolvimento Sustentável; Katia Tonioti, do Núcleo Jovem Empreendedor; Eliana Siufi, do Núcleo da Mulher Empreendedora; Gabriel Molina, coordenador do Núcleo de Casa e Construção e Tamara de Barros, do Núcleo Jurídico; as ações realizadas desde o início do segundo semestre foram compartilhadas com os presentes.

O Núcleo de Gastronomia realiza nos próximos dias o habitual e conhecido Curso de Boas Práticas para Manipuladores de alimentos. Levando em consideração a grande procura de profissionais da área de bares e restaurantes pela capacitação, ele vem sendo realizado uma vez por mês. Também pensando em capacitar profissionais do setor, promove nos dias 20 a 22 de novembro o curso de excelência e técnicas de atendimento para garçons com foco no comportamento e no atendimento ao cliente.

O Núcleo de Turismo vem debatendo assuntos relacionados a mobilidade urbana, em especial no que diz respeito aos ônibus de turismo na temporada 2018/2019 com foco no uso dos veículos para transportar turistas e passageiros aos empreendimentos na cidade de Balneário. O gerente do Hotel Sibara, Osny Maciel, integrante do Núcleo e também Vice Presidente de Turismo da Acibalc, acredita que as leis precisam ser mais flexíveis para o setor. Não podemos sofrer as consequências da falta de planejamento urbano.

Paulo Junek, representante dos Núcleos de Consultores e de Desenvolvimento Sustentável apresentou os projetos do NUCEM, Escola de Negócios, que possibilitará a capacitação do micro e pequeno empresário por meio de cursos, e a realização do evento 1º Congresso Catarinense de Desenvolvimento do Empreendedor que será no dia 10 de novembro. O Núcleo de Desenvolvimento Sustentável foca seus esforços para a reinauguração do Eco Ponto em novo endereço.

Em parceria com o Núcleo da Mulher Empreendedora, o Núcleo Jovem Empreendedor está envolvido no Programa Geração Empreendedora 2018. Os 28 alunos do 2º ano do 2º grau de escolas públicas e particulares de BC e Camboriú selecionados para participar das oficinas, já realizaram a primeira etapa do programa e agora aguardam início da fase mentoria. Eles serão assistidos por empresários associados à entidade em um dia de atividades nas empresas que se inscreveram para receber os jovens estudantes. O NUMEA também realiza até o próximo dia 23, o curso de capacitação para empresários.

Com o propósito de se lançarem para o mercado, o Núcleo de Casa e Construção promove no dia 8 de novembro um happy hour no iVillage, na Praia dos Amores. O evento tem como objetivo apresentar as ações e a proposta do Núcleo e reunir profissionais do segmento de casa e construção como engenheiros, arquitetos e designers para conhecerem a Acibalc e participarem do movimento.

Palestras com temas específicos de acordo com a demanda dos nucleados como relacionamento, marketing e finanças, são ações do Núcleo Jurídico e Automotivo que caminham para os últimos encontros do ano. As reuniões dos dois grupos devem acontecer até novembro. O Núcleo Automotivo ainda realiza evento de aniversário de 18 anos e festeja a aproximação com o Núcleo Estadual ligado à Facisc.

Por fim, o Núcleo de Tecnologia afirma que após 13 anos de história reavalia e entende sua missão diante das mudanças recentes trabalhando para levar conhecimento aos empresários sobre as novas tecnologias como as startups e ambientalizando o núcleo à novas realidades do Brasil e do mundo.

Para todos, o ano de 2018 além dos desafios, oportunizou a troca de conhecimento entre os grupos e selou o aumento de nucleados que hoje representam mais de 1/3 dos associados da Associação Empresarial. Número que comprova o envolvimento dos empresários e a importância dos Núcleos para o desenvolvimento e crescimento econômico local por meio de suas atividades.