Marcos Roberto Stumpf, de São Miguel do Oeste, assume presidência do CEJESC

A 159ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) foi marcada, entre outros, pela aprovação de alterações no regimento interno do CEJESC e, por consequência, a posse do novo presidente do Conselho, Marcos Roberto Stumpf, até então 1º vice-presidente. Ele assumiu o cargo de Antônio Carlos Guimarães, que agora preside o Conselho Consultivo do CEJESC.

Sediada pela regional Planalto Norte, a AGO foi realizada em Mafra, nos dias 21 e 22 de fevereiro, com a participação de 184 representantes de núcleos de jovens empreendedores de todo o Estado.

Principais alterações no regimento interno

As alterações propostas pelo Conselho e aprovadas pelos coordenadores de núcleos tiveram o objetivo de adequar o regimento interno ao estatuto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), além de alinhar com a metodologia do Programa Empreender e promover a modernização das atividades do CEJESC.

Sendo assim, foi alterado o tempo de gestão da diretoria para um ano, de janeiro a dezembro. Com isso, ocorreu a posse do novo presidente, que permanecerá no cargo até dezembro de 2019. Os demais membros da diretoria também permanecem até o final deste ano. Outro ajuste refere-se ao calendário das AGOs, que, a partir de 2020, serão realizadas a cada dois meses. Quanto ao Conselho Superior, este passou a chamar-se Conselho Consultivo.

Ao encerrar seu mandato como presidente do CEJESC, Guimarães destacou que essas mudanças se basearam, principalmente, na necessidade de adequar o trabalho do Conselho a uma nova realidade e abrir espaço para novas lideranças, acreditando que a gestão de 12 meses dará maior dinamismo ao trabalho. “Nós passamos por cargos, mas permanecemos sempre sendo cejesquianos. Agradeço por todo apoio, e a todos que depositaram sua confiança no meu trabalho. Sucesso ao Marcos em sua gestão e aos próximos que virão na continuidade”, frisou.

As alterações no regimento interno são vistas com bons olhos pelos nucleados. O coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores de Jaraguá do Sul, Daniel Maiolino, acredita que elas vão contribuir para melhorar a atuação do Conselho.

“Houve dois pontos que eu achei extremamente benéficos nessa alteração do regimento interno. O primeiro foi a diminuição de 12 para seis AGOs no ano, pois você consegue fazer com que os núcleos, ao redor do Estado, consigam levar mais pessoas para as AGOs e a própria diretoria do CEJESC consiga estar mais presente nos eventos dos núcleos. Outro ponto foi a diminuição do tempo de gestão na diretoria do CEJESC. Com isso, se criam mais oportunidades para que outros jovens cresçam dentro do Conselho Estadual, o que fica mais dinâmico e fomenta o surgimento de novas lideranças”, observa o coordenador.

CEJESC tem o primeiro presidente do Grande Oeste

O empresário Marcos Roberto Stumpf, 33, é o primeiro líder do CEJESC a representar a região do Grande Oeste. Natural de São Miguel do Oeste, é analista de sistemas e pós-graduado em Redes de Computadores pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Empresário do ramo de informática, atua com sistemas de automação comercial e controles de acesso há mais de 15 anos.

Marcos ingressou no movimento jovem em março de 2012 e, desde então, já participou de 50 AGOs do CEJESC e sete AGOs da CONAJE. Já foi coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores (JESMO) e diretor de Núcleos da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO). No CEJESC, atuou como vice-presidente da regional Extremo Oeste e 1º vice-presidente estadual. Atualmente, é conselheiro titular da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).

Segundo ele, o desafio de assumir a presidência é motivador: “Neste momento, o CEJESC passa por uma reestruturação, para ficar alinhado com a nossa Federação. Tenho o compromisso de, junto com a atual diretoria, entregar o que já foi planejado e dar continuidade aos trabalhos do nosso ex-presidente”.