Meetup desmitifica o tema startup em evento que encerrou o Encontro Empresarial da Acibalc

Com o objetivo de desmistificar o tema startup e ainda mostrar como é possível estruturá-la, a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú promoveu na noite de ontem, 26, o 1º Meetup Acibalc, promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Comunicação da entidade. O evento contou com a participação de três especialistas da área e sala cheia, com público de todas as áreas e idades.

Quem abriu o evento foi o advogado e especialista no assunto, Diego Rubiño, que abordou os principais cuidados jurídicos ao iniciar ou investir em uma startup. O profissional lembrou que a startup é o período inicial de um novo empreendimento que está buscando resolver um problema ou atender uma dor do mercado, através de um negócio inovador, escalável e repetível. Também ressaltou que uma das suas principais contribuições é oferecer um produto ou serviço de melhor qualidade, por um preço acessível. Depois começou a explicar fases jurídicas “A primeira fase é a ideia e precisa verificar viabilidade jurídica, se é licita, viável, se existe uma legislação. Depois vem a formação, estabelecer as regras, qual a responsabilidade de cada um, no caso de sócios. Depois chega a hora de desenvolver, com a contratação e a confidencialidade, que é muito importante. Depois parte para a validação, onde tem interação com investidores e clientes. Neste caso, a recomendação é registrar a empresa. Outra preocupação é registrar a marca e patente”, explica.

Na sequência, o CEO Murilo Canova contou como estruturou o setor comercial da Ocean Drop. A empresa, fundada em 2016, é especializada em nutrição com algas e microalgas através de produtos encapsulados, ricos em vitaminas e minerais. “A gente entendeu que havia um desafio no mercado, que era criar uma marca que passasse credibilidade e conseguisse ganhar a confiança do consumidor, o envolvendo dentro de uma experiência, atrelando também ao emocional”, explica. Entre os principais diferenciais da empresa está o desenvolvimento de uma tecnologia que pergunta para os potenciais clientes sobre o estilo de vida e objetivo com o produto e o algoritmo pensa para sugerir a melhor combinação de produtos de forma individualizada. “Isso traz uma experiência totalmente diferente e gerou o dobro de conversão dentro da nossa loja virtual. Também lançamos um clube de assinaturas e começamos a produzir conteúdo para tomada de decisão. Temos hoje mais de 100 mil acessos no blog”, ressaltou.

Finalizando o evento, o diretor de novos negócios da aceleradora Darwin Startups, Marcos Buson trouxe informação sobre os investimentos em startup e ressaltou a importância da capacidade de execução da ideia. “Se não tiver capacidade de execução, a ideia não tem valor. Ideias são commodities e a execução em si é a agregação de valor do processo”, diz. Outra dica que ele deu, é acreditar no seu negócio e investir seu tempo nele. “Se nem você largou seu emprego, se não acredita no seu negócio, possivelmente nenhum investidor vai acreditar". Na ocasião, Marcos falou sobre as alternativas de investimento como bootstrapping, que é quando uma empresa utiliza seus próprios recursos, crowdfunding, que é investimento coletivo, investidor anjo, que é uma pessoa física que faz investimentos com seu próprio capital - geralmente alguém mais próximo, fundo semente, que é um investimento a longo prazo preparado para receber fundos, além de programas do governo.


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