Mundo VUCA é tema de palestra para mulheres empresárias de Balneário

O Núcleo da Mulher Empreendedora da Acibalc promoveu na terça-feira, dia 4, uma palestra com a administradora de empresas especialista em gestão de negócios, Janete Bachmann e o tema Mundo VUCA.

Janete apresentou um pouco sobre o acrônimo VUCA, que é usado para descrever quatro caracteristicas marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Compleidade e Ambiguidade. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria. No entanto, ele também se aplica perfeitamente ao ambiente de negócios atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as organizações.

O principal impacto para as empresas é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. É interessante observar que o próprio conceito de estratégia nas empresas também foi inspirado na abordagem militar. A diferença agora é que mais prudente que projetar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente.

O encontro faz parte de uma série de ações do núcleo para fomentar o conhecimento entre as mulheres empresárias da região.


Voltar