Nova ferramenta que ajuda empresas a aplicarem ODS no dia a dia tem a participação da Facisc

Pioneira na temática da sustentabilidade em SC, a Facisc esteve representada na última semana pela consultora de Sustentabilidade Adelita Adiers no Fórum da Rede Brasil do Pacto Global, oportunidade na qual o papel do setor empresarial foi ressaltado para o alcance da Agenda 2030 e dos ODS.


Muitas empresas sabem da importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas sua aplicação na prática pode ser um desafio. Para facilitar essa tarefa, a Rede Brasil do Pacto Global lançou, no dia 16 de maio, o documento “Business Reporting on the SDGs: Uma Análise dos Objetivos e Metas”.


A publicação, elaborada em parceria com a GRI (Global Reporting Iniciative), é a versão em português de uma lista de ações sugeridas para que as empresas consigam trazer para o seu dia a dia cada meta dos ODS. O lançamento ocorreu durante o painel “Estratégia ODS nas Empresas: Soluções e Oportunidades”, apresentado no Fórum Pacto Global – 15 Anos da Rede Brasil, realizado no Masp (Museu de Arte de São Paulo) na última semana.


“Tivemos a oportunidade de contribuir com a revisão da tradução deste documento por meio de nossa participação no Grupo de Trabalho ODS da Rede Brasil do Pacto Global. Ferramentas como esta poderão auxiliar os negócios na implementação de práticas que contribuam para o alcance da Agenda 2030. 


O conteúdo é aplicável a todas as empresas, independente do porte ou segmento. Além disso, por meio do Programa Al Invest 5.0 temos trabalhado a implementação dos ODS junto as MPMEs em Santa Catarina e a ferramenta auxiliará os negócios neste processo”, destaca Adelita.


Os 17 ODS foram lançados em setembro de 2015, como um avanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). São divididos em 169 metas a serem alcançadas até 2030. Segundo especialistas, é uma agenda universal, abrangente, integrada e com o foco em não deixar ninguém para trás.


Voltar