Núcleo de Gastronomia se torna referência em cursos de manipulação de alimentos em BC

Com o objetivo de garantir a qualidade e o aproveitamento integral dos alimentos e atendendo a resolução vigente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que obriga os manipuladores de alimentos a realizarem curso de boas práticas, que o Núcleo de Gastronomia da Acibalc realiza periodicamente o Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos.

Na tarde dessa terça-feira, dia 27, o Núcleo promoveu mais uma capacitação do ano do curso ministrado pela nutricionista e vice coordenadora, Michelli Wilhelms, que durante 2 horas de treinamento compartilhou procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de manter a qualidade higiênica e sanitária e a conformidade dos alimentos.

Para Michelli é importante salientar que a implementação das boas práticas passa por adaptações e pela manutenção, tomando alguns cuidados bem específicos como sempre lavar as mãos antes de preparar os alimentos, assim como depois de usar o banheiro, atender ao telefone ou abrir a porta Não secar as mãos no uniforme, utilizar os cabelos presos e cobertos com redes ou troucas, evitar o uso de perfumes, manter as unhas limpas e curtas. 

Em relação aos alimentos é necessário manter sempre higienizados os legumes, frutas e verduras, evitar manipular muito alimentos cozidos e lembra que todo o alimento pronto para o consum deverá ficar protegido de contaminantes.

A procura de empresas do setor de gastronomia pelo curso para seus colaboradores, transformou o Núcleo e a Acibalc numa referência em capacitação para o setor na cidade de Balneário. Firmando parceria com sindicatos, o curso é uma ação que deve ser mantida e aprimorada no próximo ano para trazer novidades e atrair mais público. Com a proximidade da temporada 2019/2020, a procura pela capacitação aumentou no mês de novembro e mais um curso deverá ser realizado em dezembro


Voltar