O Presidente da Facisc fala em Joinville sobre o trabalho da Federação junto às ACIs

O convidado especial da reunião da ACIJ nesta segunda-feira, dia 21 de maio, foi Jonny Zulauf, presidente da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. A Facisc, fundada há 47 anos, congrega 146 associações empresariais de todo o Estado, reunindo cerca de 34 mil empresas, com destaque para os micro e pequenos empresários.

“A integração dos pequenos, por meio dos Núcleos, numa ação do então presidente da ACIJ José Henrique de Loyola, há 27 anos, foi algo extraordinário. Hoje estamos colhendo os louros, disso que nasceu aqui” afirmou o presidente da Facisc. Ele destacou também o Programa Al Invest 5.0, de Apoio Coletivo ao Desenvolvimento de Competências Empresariais, financiado pela União Européia.

Acerca do Voz Única, o presidente da Facisc reforçou a importância do trabalho de representatividade da Federação, que procura dar força aos principais pleitos das diversas regiões do Estado, capitaneadas pelas ACIs em cada um dos cantos de Santa Catarina.

Zulauf falou ainda sobre a SGC Garante Norte, Sociedade Garantidora de Crédito, instrumento de apoio financeiro para as micro e pequenas empresas (MPEs) catarinenses. A missão da SGE é proporcionar acesso a crédito a empreendimentos viáveis economicamente e que não disponham de garantias, através da emissão de cartas de garantia com risco compartilhado.

Segundo dados do Sebrae, as MPEs representam 27% do PIB, 54% dos empregos formais e 98,5% das empresas. A falta de garantia representa 42% das dificuldades enfrentadas pelas MPEs para obter financiamentos e 36% das solicitações de crédito foram negadas pelas instituições financeiras, pela falta de garantia.

Instituída em conjunto com o Sebrae e associações empresariais da região norte, como a ACIJ, a Garante Norte tem por objetivo a promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza. Trata-se de um sistema de garantia de crédito que viabiliza o acesso ao crédito aos pequenos; torna as MPEs mais competitivas; promove e fortalece o desenvolvimento regional e envolve as entidades representativas locais.  As operações já realizadas mostram a queda da taxa média de juros de 2,58% para 1,8%.

Também presente na reunião da ACIJ, o prefeito Udo Döhler, um dos fundadores da Federação, se referiu à Facisc como “faculdade” do empreendedorismo. “Um trabalho extraordinário em defesa do associativismo. Uma entidade livre, fora das amarras sindicais, que a cada ano ocupa um espaço maior”, resumiu o prefeito.

Segundo ele, a contribuição maior do empresário, hoje, deve ser uma participação mais intensa na política.  “Nossos princípios e nossas boas práticas devem ser levados como exemplo ao poder público”, responde Zulauf.

Informações Assessoria de Comunicaçao ACIJ