Oportunidades e Startups são temas de reunião do Núcleo de Tecnologia da Acibalc

Um levantamento recente, feito com base nas informações da Associação Brasileira de Startups, indicou que o estado de Santa Catarina tem o maior número de empresas desse tipo no país, o que equivale a 0,25 por grupo de 10 mil habitantes. Ou seja, uma para cada 40 mil habitantes. Ocupa dessa maneira o segundo lugar ao concentrar cerca de 20% das startups brasileiras, ficando atrás apenas de SP.

E na manhã desta quinta-feira, dia 22, o Núcleo de Tecnologia, Comunicação e Informação da Acibalc recebeu a visita de Alan Freemann Jr da Hobie Cat Brasil e Odilo Schwade Junior. Ambos, entusiastas da tecnologia, conversaram com os integrantes do núcleo que é coordenado por Nelson Oliveira, sobre as oportunidades de investimentos em startups.

O coordenador afirma ainda que o ambiente que se desenvolveu na nossa região é favorável e que o grupo precisa estar nesse meio. Para ele o sistema integrado e o associativismo, além do espírito de colaboração, nos tornam modelos.

Hoje, entre as 10 cidades com maior concentração de startups, SC foi o único Estado que evidenciou três: a capital Florianópolis, Blumenau e a maior do estado, Joinville.

Em entrevista recente, o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia - ACATE, afirmou que os números crescentes são resultado de anos de história que envolvem um trabalho de interiorização do setor com diversas iniciativas como o movimento do Startup SC, da própria ACATE, os polos regionais, o fomento através do BRDE - Banco Regional do Desenvolvimento e das incubadoras.