Presidente da Acibalc participa de reunião do Fórum das entidades com a presença do prefeito de Balneário

Motivados pelo desejo de serem mais ouvidos pelo poder público, as entidades representativas da classe empresarial de Balneário Camboriú, entre elas a Acibalc, criaram o Fórum Permanente da Sociedade Civil Organizada com o intuito de discutir questões de relevância para os empreendedores e de importância para a população.

Na manhã desta sexta-feira, dia 30, o presidente da Acibalc, Augusto München e o coordenador do Fórum, que também ocupa a pasta de vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Associação, Jaison Santos, participaram de uma reunião com o prefeito do município, Fabricio de Oliveira. O encontro aconteceu na sede do Sindilojas.

O assunto prioritário da pauta foi o canal do Rio Marambaia que deságua no pontal norte e que passa por revitalização e despoluição há mais de um ano. A obra que teve inicio em novembro de 2017 com o desassoreamento do Canal a partir da Rua 1901 é feita pela empresa de saneamento da cidade com acompanhamento da Secretaria de Obras. Desde então diversos caminhões de lixo e entulho foram retirados do local. 

Ainda na manhã desta sexta, por determinação do prefeito, a EMASA começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto. Só no período da manhã dois pontos foram lacrados. Um na Avenida do Estado no Bairro Ariribá e outro na Rua Áustria, no Bairro das Nações, ambos no entorno da Bacia do Rio Marambaia. 

Mais de 24 mil imóveis entre os bairros Pioneiros, Ariribá, Centro e Nações foram inspecionados. Desse número quase 40% possuem ligação irregular de esgoto e 115 locais já foram multados. Aqueles que não forem regularizados serão lacrados e para intensificar as fiscalizações estão sendo feitas vídeo inspeções. 

Além dos lacres nas ligações irregulares de esgoto e a intensificação das fiscalizações, também serão feitas outras ações para revitalizar o Rio Marambaia. Uma delas está em processo de viabilidade e liberação, que é a construção de um emissário e os testes com o biorremediador, uma técnica rápida e imediata para a despoluição de rios. Para este, está sendo aguardada a liberação do Instituto de Meio Ambiente. 

O inicio das operações do estacionamento rotativo para antes mesmo da temporada e o parque inundável foram outros assuntos tratados durante o encontro. 




Voltar