Presidente da Facisc lidera empresários e prefeitos em missão na Alemanha

Uma nova comitiva organizada pela Facisc participa esta semana, na Alemanha, do Seminário técnico sobre desenvolvimento econômico em regiões urbanas na região de Essen.

Liderados pelo presidente da Facisc, Jonny Zulauf, o grupo formado por empresários, presidentes de ACIs e prefeitos viajou na sexta (22/6) para a região de Essen, na Alemanha onde conhecerão o modelo do consenso de Essen.

Entre as experiências, os catarinenses visitarão a secretaria de trabalho de Essen, para conhecer o consenso de Essen e politicas de geração de emprego e cooperação, a Agência de Desenvolvimento de Essen, para conhecer politicas e projetos de atração de investimentos, a Câmara de Comercio e da Indústria de Essen (responsável por América Latina), o Centro de Feiras: Feiras, estrutura, modernização e finanças, e o Banco Municipal, a Incubadora Tripple Z que foi criada no âmbito do programa para o desenvolvimento local.

A agência de desenvolvimento de Essen tem o papel de atrair investimentos e planejar o futuro da cidade. É uma parceria público privada que atua na gestão dos terrenos para o investimento em Essen. O foco principal está em viabilizar os campos de competência da cidade, que são na área de energia, saúde, design, construção, tecnologia da informação e feiras e eventos.

Denominadas Missões Empresariais do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), as viagens são promovidas pela Facisc e têm se desdobrado em diversas ações e na vinda de empresários alemães em alguns municípios catarinenses com interesse em importantes  investimentos.

Al Invest

A ação conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A missão atende a atividade de desenvolvimento sustentável.