Presidentes das Associações Empresarias do Vale do Itajaí discutem BR 470

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina - Facisc realizou na noite de ontem, quinta-feira, dia 30, a reunião plenária no Vale do Itajaí. A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, representada pelo Presidente Augusto München, pela Conselheira Superior Ciça Muller e pelos VP's da entidade foi a anfitriã do encontro prestigiado pelo Presidente da Facisc, Ernesto João Reck, pela VP Regional Maria Izabel Pinheiro Sandri, pelos Presidentes Carlos Tavares D'Amaral da Associação Empresarial de Blumenau, Halisson Habitzreuter da Associação Empresarial de Brusque, Peter Volkmann da Associação Empresarial de Pomerode, por representantes do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores - Cejesc, do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora - Ceme e por coordenadores de Núcleos da Acibalc.

As questões relacionadas a infraestrutura, no que diz respeito as obras de modernização do Aeroporto de Navegantes, a ampliação da bacia de evolução dos Portos de Itajaí e Navegantes, a reforma da rodovia SC412 denominada Jorge Lacerda, a duplicação da BR470 e as reformas no país, foram os assuntos discutidos durante o encontro e que nortearão as ações das entidades nos próximos meses. Os pleitos já foram levados aos Deputados representantes catarinenses em outras ocasiões, como durante o Fórum Parlamentar Catarinense que aconteceu no dia 1º de agosto do ano passado em Blumenau e no dia 21 de agosto em São José, na Grande Florianópolis. Nos dois momentos a Facisc promoveu um encontro entre a classe política e empresarial com os objetivos de aproxima-los e cobrar celeridade.

Prioridade: A Rodovia BR 470

A atenção se volta principalmente as obras de duplicação da 470 que já foi pauta de diversas audiências públicas em que as Associações do Vale solicitaram a intervenção de parlamentares junto ao Governo Federal. Trechos importantes como os entre as cidades de Navegantes e Indaial se dão a passos lentos na rodovia que liga o oeste ao litoral do Estado de Santa Catarina. Passados quase seis anos, as obras da duplicação avançam em apenas dois dos quatro lotes contratados e diversas áreas às margens da rodovia ainda aguardam desapropriação.

O movimento da classe empresarial não é de hoje. As Associações do Vale do Itajaí e a Facisc iniciaram em março de 2016 a campanha "Faça igual ao governo: vá devagar” e “Imprudência mata. Incompetência também”. Encabeçada pela Associação Empresarial de Rio do Sul, o mote foi criado para despertar a atenção do Governo e dos usuários da BR. Em números, mais de 500 pessoas perderam a vida desde que a promessa de agilizar a duplicação aconteceu em junho de 2010.

Reck enfatiza a importância do envolvimento de todos os presidentes no mesmo movimento por meio de um discurso unificado, trabalhando estratégias de forma conjunta e colaborativa na busca de resolução e atendimento dos pleitos e afirma o apoio da Facisc à causas tão nobres e que impactam diretamente o desenvolvimento econômico. "Fico muito feliz em saber que o discurso está alinhado. Esforços em conjunto para problemas em comum. Precisamos nos reinventar e cobrar daqueles em que depositamos o nosso voto de confiança para nos representar a nível estadual e federal".

Para o Presidente da Associação Empresarial de Pomerode, Peter Volkmann, o que precisamos é pressionar a classe política nacional de forma prática e objetiva. "Vivemos uma deficiência de representatividade em nossa região. Representamos hoje 30% do PIB catarinense e temos 4 representantes do poder público".

Startup Cejesc – transformando suas ideias em negócios de sucesso

Também durante a plenária, os Conselhos dos Jovens Empreendedores e da Mulher Empreendodora compartilharam programas e projetos em desenvolvimento. O Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores, na ocasião, apresentou o Startup Cejesc.

A iniciativa dos jovens empreendedores do estado foi apresentada em fevereiro durante a Assembleia Geral Ordinária - AGO na cidade de Taió. Um dos objetivos do Programa de Empreendedorismo e Inovação é desenvolver negócios com potencial inovador e acelerá-los por meio da rede de associativismo catarinense.

Os benefícios segundo o VP Eduardo Pedrini são inúmeros. Integrar empresários e executivos em prol da imersão no contexto de Lean Startup, podendo estes abordar e desenvolver frentes em suas organizações orientadas nos moldes do empreendedorismo startup. Interação com grupos, exercendo o aprendizado dos conceitos por meio da interação com pré-startups. Painel Interativo Corporativo para compartilhar o ciclo de aprendizado. Fomento Empreendedor Colaborativo, com visão geral a ciclos de Investimento em Startup. Desenvolvimento de um modelo de inovação aberta para empresa, assim, organizando desafios internos e de inovação.

Geração Empreendedora – A menina dos olhos

Já o Conselho Estadual da Mulher Empreendedora, destacou o projeto Geração Empreendedora que visa despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista nos estudantes de ensino médio criando uma geração consciente, pró-ativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.

O programa envolve principalmente dois públicos distintos: empresários e alunos do ensino médio. O objetivo é aproximar ambos para que os alunos possam vivenciar e conhecer mais sobre empreendedorismo na prática.

Ainda em fase de implantação o projeto ocorrerá nas 12 regionais que possuem Núcleos das Mulheres Empresariais e contará com o apoio destes para a sua realização, cabendo as nucleadas a aplicação do projeto em suas cidades.

Por Gisele Girardi - Assessoria Comunicação