Projetos de Inovação e Tecnologia, Comunicação e Transparência na Gestão serão prioridades para 2018

Diretores e coordenadores da Acibalc participaram na manhã dessa terça-feira, dia 5, do Planejamento Estratégico da entidade para o ano de 2018. Com a presença do consultor regional da Facisc para o Vale do Itajaí, Albert Sabin, a reunião foi conduzida pelo executivo Fernando Assanti, que na ocasião fez uma releitura das ações realizadas em 2017 apresentando alguns resultados, e pelo Presidente Augusto München que parabenizou as lideranças e a equipe pelo trabalho ao longo do ano.

Os eixos definidos para o próximo ano foram a Sustentabilidade; incluindo a financeira, com foco na retenção de associados, engajamento de empresários nos núcleos da Acibalc e a implantação de uma Escola de Negocios com o objetivo de promover capacitações por meio da criação de uma marca forte e de referencia na região, a Gestão Empresarial, o Empreender; metodologia da Federação que estimula o fortalecimento das micro e pequenas empresas, a Representatividade e o Desenvolvimento Economico Local.

Sobre a última diretriz, o DEL, desenvolvido pela Facisc e que institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade em prol do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, o BC Criativo volta ser discutido bem como a sua implantação em Balneário e em Camboriú.

A metodologia ficou um pouco em standby esse ano, afirma o VP responsável pela pasta José Santos Pereira. "Para 2018 a ideia é alinhar reuniões com os gestores das duas cidades e apresentar a política para que ela volte a ser trabalhada."

Com nome ainda em construção, a ação que pretende incluir projetos da Acibalc voltados para o setor da tecnologia, com atenção às startups, deverá ganhar espaço. Recentemente, um levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups mostrou que Santa Catarina tem a maior proporção de empresas desse tipo no país, disse o VP de Inovação da Acibalc Marco Petrelli, que também é professor do curso de Design da Univali."Precisamos acompanhar esse mercado e temos potencial pra isso. Estamos apenas atrás de SP e próximos de Floripa, o maior centro de tecnologia de SC", concluiu.

O plano de comunicação e marketing e a bandeira da transparência na gestão também foram discutidos e serão algumas das prioridades da entidade.