Reforma da Previdência, gestão jurídica e danos nas redes sociais em pauta na reunião do Comitê Jurídico FACISC

Cerca de 50 representantes jurídicos das associações do Sistema Facisc reuniram-se na sexta-feira (16/3), na sede da ACIJ em Joinville, para reunião do Comitê Jurídico da Federação.

O evento contou com a presença do presidente da Facisc, Jonny Zulauf, que destacou a importância da atuação dos profissionais para a representatividade e o suporte jurídico das associações. “Realizamos um trabalho muito importante que é dar segurança jurídica as entidades para que possam exercer a representatividade empresarial”, declarou.

Recepcionados pelo vice-presidente jurídico da Facisc, André Daher, os participantes iniciaram a reunião com a discussão sobre a Reforma previdenciária, apresentada pela especialista em compliance previdenciário e gestão de riscos, Ana Paula Fernandes, que destacou que o texto atual não privilegia os empresários, pois diminui muito a proteção básica dos trabalhadores. “A pergunta da vez é reformar sim, mas como? A reforma é necessária face ao envelhecimento da população e a inversão da pirâmide, mas também precisa prestigiar os direitos sociais previstos na constituição federal. Por isso o texto da reforma precisa de diversos ajustes para que seja criado um sistema justo que não onere o empresário e não prejudique as pessoas. Devemos participar das entidades cada vez mais, se informar e lutar para buscar implantar o que defendemos”, declarou a especialista.

A advocacia empresarial também foi discutida na reunião com a palestra “A precificação dos serviços de advocacia” apresentada pela professora e consultora em gestão financeira na advocacia, Beatriz Machinick e a palestra sobre o papel do advogado na decisão empresarial, apresentada pelo membro do Tribunal de ética e disciplina da OAB, João Martinelli. “Ser advogado de empresa é muito complicado. É preciso fazer a leitura das ações empresariais e criar, pois advogado que não cria não se cria em empresa. É preciso se perguntar como posso ser útil a minha empresa, pois toda empresa é um excelente local para exercitar a criatividade”, expôs o advogado.

A área trabalhista foi outro assunto debatido abordado no encontro pelas advogadas Renata Jacob e Lethícia Ferreira que fizeram uma breve exposição sobre a Reforma Trabalhista. E o encontro finalizou com a apresentação do especialista em direito imobiliário, Gleidson Karnopp, que falou sobre danos morais empresariais nas redes sociais.


Informações Comunicação Facisc 

Voltar