Segurança Pública de Balneário é discutida durante Audiência na Câmara

Com a presença do secretário de segurança pública do município de Balneário Camboriú, Antônio Castanheira, do Tenente da Polícia Militar, Rodrigo Schmidt, do delegado regional da Polícia Civil, Dr. David Queiroz e do representante da subseção da OAB/BC, Dr. Shames Oliveira, aconteceu na tarde dessa quarta-feira, dia 9, uma audiência pública na Câmara de Vereadores, solicitada pelo vereador Marcelo Achutti, para tratar das atribuições da Guarda Municipal e dos recursos do Governo do Estado para a construção da nova sede da delegacia de Polícia Civil.

A Vice-presidente de Turismo da Facisc, Ciça Muller, que representa a Acibalc no Conselho da Cidade - ConCidade, acompanhou as discussões, assim como demais membros representantes de associações de classe, entidades empresariais e da sociedade civil organizada, entre eles o Dr. Valdir de Andrade que preside o Conselho de Segurança de Balneário.

A respeito da verba de R$6 milhões do Governo do Estado para a construção de um prédio para abrigar várias delegacias, o delegado regional, Dr. David Queiroz, esclareceu que quando assumiu o comando há um ano e quatro meses fez um levantamento sobre a situação na época da delegacia, que estava em péssimas condições, e se deparou com o recurso menor que o orçamento previsto.

Diz ainda que o projeto inicial proposto pelo Governo para a construção que seria na Rua Inglaterra havia sido rejeitado pelo Conselho da Cidade e comenta: "Tinhamos um terreno em que era possível construir um prédio de sete andares e tinhamos uma suposta doação da prefeitura que foi recusada pelo Estado."

Queiroz disse ainda que preferiu resolver a questão usando o recurso parado há mais de três anos para locar um novo prédio, do que ficar debatendo e concluiu; "Hoje temos uma delegacia nova, alugada, mas nova. Temos uma delegacia na Rua Inglaterra reformada, muito longe do necessário, mas reformada, com acessibilidade."

Houve ainda durante a audiência questionamentos sobre a determinação do Ministério Público quanto as atribuições da Guarda Municipal, mesmo sem a presença de um representante. Após várias colocações efetuadas pelas autoridades, vereadores e representantes, chegou-se a conclusão de que o importante é que as guarnições atuem na ostensividade reforçando o trabalho das demais polícias e que todas estejam comprometidas e unidas.

Quanto as responsabilidade dos órgãos Ciça reforça ainda que Balneário precisa continuar sendo a escolha do turista principalmente pela segurança que o municío oferece e para isso todos devemos unir nossas vozes, transformando nossa cidade em referência na segurança.

Foto Daniele Sisnandes