Semana Lixo Zero: Acibalc promove encontro para debater as relações de consumo

Na última semana do mês de outubro é realizada em várias cidades do Brasil a Semana Lixo Zero organizada pelo Instituto Lixo Zero. Os eventos têm o objetivo de convidar à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos, incentivando ações sustentáveis sobre a gestão e a preservação do meio ambiente.

Em alusão a Semana, a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc promoveu na manhã desta terça-feira, dia 23, na sede da entidade, uma Plenária com o Vice Presidente de Assuntos para o Desenvolvimento Econômico Local, José Santos Pereira com a palestra "Lixo Zero nas relações de consumo, é possível?". 

Entusiasta da filosofia de Rudolf Steiner - educador, filósofo e artista Croata fundador da antroposofia e da pedagogia Waldorf, José trouxe para reflexão nas relações de consumo o lixo como arte e o ser humano como ser social tripolar. Em sua apresentação, José ressalta que o significado de lixo geraria uma outra consciência se tratado como sucata ou outro termo, e não como descarte.s

Ao destacar o ser humano como ser tripolar, um ser de habilidades e de necessidades, ele enfatiza as leis do organismo social que são a liberdade, igualdade e fraternidade e explica através delas que o Lixo Zero como um conceito de vida, no qual o indivíduo e, consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte passam a refletir e tornam-se conscientes dos caminhos e das finalidades de seus resíduos antes de descartá-los. 

Diante das discussões, José encerrou a plenária com um vídeo chamado "Ilha das Flores" produzido em 1989. Para ele há quatro ações que devem ser colocadas em prática para fomentar a política de Lixo Zero: repensar, reutilizar, reduzir e reciclar. Repensar consiste em acabar com a ideia de que os resíduos são sujos ou inúteis, o que inclui a necessidade de separar o lixo comum de materiais que podem ser reaproveitados. Reutilizar é a forma de tirar o proveito máximo dos objetos e materiais antes de encaminhá-los para a reciclagem. Reduzir é gerar o mínimo possível de lixo. Por fim, reciclar é ressignificar os produtos por meio do aproveitamento da matéria-prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro item.

Voltar