Simpósio técnico da Bacia do Rio Camboriú acontece em Balneário Camboriú

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi marcado por um pacto entre as Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú em prol do Rio Camboriú. A assinatura do documento que prevê ações a serem executadas até 2020, ocorreu durante o IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

O evento realizado no Teatro Bruno Nitz foi organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú com o apoio das duas prefeituras, da Fundação Certi, da Fapesc, Udesc e do Governo do Estado de Santa Catarina.

O evento que iniciou com uma contação de histórias pelo ator Fábio Aurélio Castilho, teve depoimento de autoridades a respeito do olhar do poder público sobre os recursos hídricos. Na sequência foi apresentado o diagnóstico da Bacia Hidrográfica e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Saneamento dos municípios e assinado o Pacto pelo Rio Camboriú entre os prefeitos e secretários do Meio Ambiente de ambas cidades. 

Para o presidente do Comitê do Rio Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel, trata-se de um momento histórico. “Em 20 anos de existência do Comitê, é a primeira vez que temos a presença dos prefeitos das duas cidades e, mais do que isso, tendo o entendimento e a diretriz de cooperação”, analisa. De acordo com ele, a união é o melhor caminho para a gestão dos recursos hídricos. O presidente destaca ainda a importância da abertura deste diálogo tanto entre as Prefeituras quanto com o Comitê.

O prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen, afirmou que o evento mostrou que há muitas pessoas capacitadas, com conhecimento técnico para melhorar a gestão, assim como vontade política de realizar mudanças efetivas. Ele reforçou a necessidade da preservação de nascentes e a fiscalização de degradações ambientais. “É uma preocupação não apenas para este momento, mas para as próximas décadas”, disse.

Para a presidente da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam), Liara Rotta Padilha Schetinger, este trabalho conjunto é muito importante. Ela defende ainda que o cuidado com os recursos hídricos não envolve apenas uma questão ambiental, mas também social e econômica. “A água é essencial e interfere em todas as esferas. É preciso ter em mente ainda que já estamos em uma situação crítica”, completa.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, falou que há ações que devem ser realizadas para proteger a cidade e seus moradores de forma emergencial entre elas a proteção de nossas águas. Para ele a união das cidades, neste tema, é fundamental para que o projeto tenha êxito. "O Rio Camboriú divide ambos os municípios pela questão geográfica, mas ele agora também nos une, pela sustentabilidade ambiental e econômica, e pela sua preservação e recuperação”, diz Fabricio.

“Estou muito feliz com a grande presença, não só de autoridades, mas de todos interessados neste assunto tão relevante. Além disso, por ter conseguido juntamente com a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, promover esta união entre os dois municípios. Espero que de agora em diante possamos chegar a soluções que contribuam para a qualidade do Rio Camboriú”, disse o secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Luiz Henrique Gevaerd.

Gevard também ressalta que uma das ações já desenvolvidas por Balneário Camboriú é a estratégia ambiental, paisagística e de lazer. “Não devemos olhar o rio apenas com o viés ambiental, mas também como turismo e tudo que pode proporcionar à comunidade. Tudo isso gera o que chamamos de Economia Verde, com criação de empregos e principalmente, de forma a convidar os cidadãos a conhecer, entender e assim preservar este bem natural”.


Saiba o que o pacto prevê


– A criação e implantação de um programa de despoluição e revitalização do Rio Camboriú, bem como a mobilização em prol da captação de recursos financeiros, a elaboração e execução de projetos em proporcionalidade, conforme a capacidade de investimentos e das previsões orçamentárias de cada município, visando a melhoria contínua da qualidade e quantidade de água na Bacia Hidrográfica.


– A execução de um projeto de Parque Inundável à montante do Parque Linear, em Camboriú, pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa e inserção pela Prefeitura de Camboriú no Zoneamento do Município como Zona de Parque Inundável;


– A criação e/ou divulgação de legislações municipais específicas que visem a captação e utilização da água da chuva e a medição individualizada do consumo de água em prédios, loteamentos e condomínios horizontais;


– Articulação para que a cidade de Camboriú passe a ter a destinação de recursos específicos para ações em prol da conservação do Rio Camboriú, seguindo o modelo já existente na Emasa, em Balneário Camboriú.


– A implantação de programas e campanhas de conscientização e educação ambiental contínuos com foco na importância do correto tratamento dos efluentes e uso racional da água, em parceira com o Comitê Camboriú;


– A implementação de políticas públicas voltadas a criação de estratégias de paisagem histórica, natural e cultural, de lazer e sustentabilidade ambiental para o Rio Camboriú, visando a utilização ecologicamente correta pautada na responsabilidade socioambiental;


– Apoio Institucional ao Programa Produtor de Água e demais programas de conteúdo similar.


Por Gisele Girardi com contribuição de Fernando Assanti

Voltar