Trade turístico comemora a retomada dos voos internacionais no Aeroporto de Navegantes

Na noite da última segunda-feira, dia 11, o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, recebeu o voo inaugural da Companhia Aérea Azul de uma rota que liga a cidade, no Vale do Itajaí, à Capital Portenha Buenos Aires.

A retomada dos voos internacionais foi vista com grande expectativa pelo trade turístico de toda a região, inclusive pela Vice Presidente de Turismo da Facisc, Ciça Müller, já que os números confirmam a previsão de viabilidade da rota. Só para esta primeira semana estão confirmados 678 embarques e 774 desembarques.

O primeiro desembarque dos argentinos teve ação especial de boas vindas e o habitual banho de água realizado pelo jatos do caminhão do Corpo de Bombeiros. O aeroporto de Navegantes tornou-se internacional no dia 18 de outubro de 2004 quando foi assinada a portaria 1018/GC5 de 29 de setembro de 2004, oficializando a internacionalização. Na época houve voo inaugural, no dia 26 de dezembro, com a companhia aérea boliviana Loyd Aéreo Boliviano, trazendo 156 passageiros procedentes de Santa Cruz de LaSierra, para visitarem os pontos turísticos da região, mas esse, foi o único.

Por enquanto a rota é temporária e deve atender a alta temporada até meados de abril do próximo ano. No entanto a companhia não descarta a possibilidade de tornar os voos fixos, dependendo da demanda de passageiros, assim como irá oferecer, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2018, mais de seis mil voos extras, alocados em 78 cidades diferentes como entre as de Recife-Paulo Afonso, Recife-Cuiabá, Belém-Cuiabá, Cabo Frio-Buenos Aires, Florianópolis-Uruguaiana, Florianópolis-Caxias do Sul e Navegantes-Buenos Aires, trechos que serão cumpridos sem a necessidade de escalas ou conexões.

Segundo Andreia Nandi, superintendente da Infraero em Navegantes, foram necessárias adequações para voltar a instalar a alfândega da Receita Federal, o ponto de imigração da Polícia Federal e postos de inspeção da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura.

Na sexta-feira os órgãos federais fizeram a última avaliação do espaço e a Infraero realizou simulados de atendimento. Hoje, a logística será testada em um voo doméstico antes da partida do primeiro voo internacional.