Trajetória de Presidente do Cejesc é tema de bate papo com alunos da educação municipal de BC

Com o apoio das Secretarias de Turismo, Desenvolvimento e Inclusão Social acontece, desde o dia 3 de março, a 1ª BC Smart Week, evento voltado principalmente à comunidade estudantil do município de Balneário Camboriú.

Com uma série de palestras e workshops com o objetivo de envolver os alunos em assuntos como empreendedorismo, tecnologia e inovação, o movimento contou com a parceria da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboríu - Acibalc, através do Núcleo Jovem Empreendedor da entidade, que promoveu na tarde da última quinta-feira, dia 8, um bate papo entre com os alunos do Colégio de Educação Municipal Ivo Silveira e o presidente do Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina - Cejesc, Antônio Guimarães Neto.

Antônio que lidera mais de 1300 jovens no estado e assumiu recentemente a presidência do conselho, em um pouco mais de uma hora de conversa com alunos do nono ano do ensino fundamental, adolescentes na faixa etária de 14 anos, enfatizou a importância do empenho e da dedicação nos estudos.

O convite para que ele participasse da semana partiu da coordenadora do Núcleo, Katia Tonioti, que acredita na educação empreendedora. Para ela, participar desses eventos que estimulam o jovem a pensar no futuro, é colocar em prática o empenho dos empreendedores em propagar o empreendedorismo e o associativismo. "A vinda do Antônio para falar sobre sua experiência como empresário desde muito jovem e seu engajamento no movimento associativista, com certeza contribuiu de alguma forma para que os alunos presentes pudessem se inspirar e pensar com mais carinho nas oportunidades que muitas vezes passam despercebidas", diz.

Antônio, conhecido carinhosamente por Litinho, é formado em Engenharia Mecânica pela UFSC e é diretor na CRB Logística - Terminais Retroportuários e Trasportes de Imbituba, empresa que dá suporte as operações portuárias nos principais portos do estado.

Foi coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM Jovem entre 2015 e 2016 e Diretor de Assuntos Internacionais do CEJESC na gestão 2015 e 2017. Atualmente ocupa também o cargo de coordenador de relações internacionais do Conselho Nacional dos Jovens Empreendedores - CONAJE.

Para ele, falar para jovens é extremamente gratificante. Comenta que ao compartilhar sua trajetória, acredita que inspira. "Trabalhei dos 14 aos 18, estudava de manhã e trabalhava no período da tarde ate à noite sem hora para sair. Na época ganhava algo como R$50. Me encaminhei e fui fazer faculdade. Foi aí que comecei a vislumbrar possibilidades ao escolher a área naval. No entanto, depois de estudar na Europa e retornar para o Brasil, decidi optar por voltar e trabalhar no negócio da família e trilhar meu próprio caminho. Sabia que queria ser um empreendedor. Acredito fielmente no empreendedorismo como uma ferramenta de mudança social e que todos devem ir atrás de seus objetivos, mudando a realidade da sociedade e das pessoas ao seu redor", finalizou.

O Conselho Estadual do Jovem Empreendedor

Presente em 60 municípios catarinenses com mais de 1300 jovens participantes, o braço jovem da Federação das Associações Empresariais de SC - Facisc foi fonte de referência no estudo que abordou o empreendedorismo como projeto para a juventude, analisando o caráter social, econômico, educacional, cultural e político dos jovens empreendedores catarinenses. O estudo identificou que dos 618 jovens entrevistados, 74,4% participam do quadro societário na empresa em que trabalham e 87,6% atuam diretamente na gestão da empresa.

Tem como visão ser referência em capacitação e integração de jovens empreendedores em Santa Catarina, consolidando o reconhecimento nacional como modelo de associativismo jovem empreendedor.