Workshop para implantação do MEG - Modelo de Excelência para a Gestão envolve colaboradores e diretoria da Acibalc

Na última sexta-feria, dia 22, a equipe executiva da Acibalc participou de um workshop com o consultor e psicológico especialista em gestão da qualidade, Aroldo Coelho Junior, da Accence Consultoria, empresa associada à entidade, sobre o MEG - Modelo de Excelência para a Gestão. 

Esta foi a primeira reunião para a implementação da metodologia da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ que tem como objetivo estimular e apoiar as organização brasileiras no desenvolvimento e evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e para seu público de interesse.

O MEG chega a sua 21ª edição incorporando as mais recentes e emergentes questões referentes à gestão ao mesmo tempo que representa uma mudança significativa em sua forma. Seu modelo de referência se adapta a todos os tipos e portes de empresas e suas características são o modelo sistêmico, que possui um conceito de aprendizado baseado no ciclo PDCA (plan, do, check e action), permitindo um exercício de reflexão sobre a prática da gestão. 

Na ocasião, Aroldo listou os benefícios da aplicação do MEG na Acibalc que vai desde a promoção da competitividade, proporcionando o aprendizado organizacional, preparando a empresa para participar do Modelo Catarinense da Excelência - MCE e posteriormente ao Prêmio Catarinense da Excelência - PCE, em que empresas são reconhecidas tornando-se referência

No primeiro momento o consultor e o executivo responderão a uma série de perguntas inseridas em um questionário relacionadas aos fundamentos da excelência que são oito: o pensamento sistêmico, o aprendizado organizacional e a inovação, a liderança transformadora, o compromisso com as partes interessadas, a adaptabilidade, o desenvolvimento sustentável, a orientação por processos e a geração de valor.  

Com o decorrer do tempo será feito um trabalho de resgate com o apoio da diretoria e do conselho superior da Acibalc, finaliza o executivo Fernando Assanti. "O Aroldo vai nos acompanhar de forma voluntária neste trabalho de melhoria contínua do ambiente. Vamos resgatar o trabalho já feito até aqui para seguir avançando no MEG. Todos serão envolvidos neste processo de construção coletiva."



Voltar