Acibalc é certificada no Selo Social por impactos na região

Há quatro anos impactando a sociedade com projetos voltados para educação, economia, política, tecnologia, meio ambiente, saúde e inclusão a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de outubro, a Certificação do Selo Social. A entidade foi reconhecida pelo 4º ciclo por desenvolver 2 projetos específicos para a população de Balneário Camboriú e Camboriú. A certificação é uma iniciativa do Instituto Abaçaí e reconheceu dezenas de instituições.

O documento de certificação do Selo Social reconhece organizações que criem impactos sociais com projetos nos três setores principais da comunidade, o Poder Público, Empresas privadas e a Sociedade Civil Organizada. Todas as entidades e ações selecionadas receberam assessoria do instituto e passaram pelo crivo de um conselho local, por meio de critérios pré-estabelecidos.

Para a presidente da Acibalc, Maria Pissaia, a certificação demonstra o quanto pequenas ações do dia a dia podem impactar profundamente na vida das pessoas. “O Selo Social é uma ferramenta fantástica de medição e de reconhecimento do trabalho voluntário que a gente faz. Nós vivenciamos o associativismo na prática, com o nosso papel de impactar as pessoas de maneira positiva e temos atingido nosso objetivo ”, finaliza.

O Abaçai

O Instituto foi fundado no dia 20 de fevereiro de 2005, com o nome de Associação Fala Guri, contudo, a partir do planejamento estratégico 2012, a organização passou a assumir o nome de Instituto Abaçaí, ampliando a atuação até então regional para nacional.

A história do Abaçaí teve início em 2002, através do protagonismo social de dois jovens que se reuniram para produzirem um jornal impresso e um programa de rádio, cujo propósito era disponibilizar um meio de comunicação, para que os jovens expressassem suas ideias, sonhos e realizações, foi assim que começou o jornal e programa Fala Guri.

Durante o desenvolvimento do jornal e programa, o Fala Guri passou a envolver mais jovens se tornando um grupo comprometido com as causas sociais que se envolvia na defesa dos direitos de crianças e dos adolescentes.

Em 2012 ao completar 10 anos de atuação os integrantes do Fala Guri fizeram uma assembleia para avaliação e planejamento estratégico da organização. Na ocasião foi identificado que a associação Fala Guri já havia contribuído com o protagonismo e o fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itajaí e região e que alguns de seus integrantes estavam motivados e preparados para ampliarem o foco e o território de atuação.

No planejamento ficou estabelecido que a atuação do grupo para os próximos anos seria o fomento ao Desenvolvimento Social Local, através da mobilização, integração e capacitação dos três setores da sociedade. Identificando que o nome Fala Guri não representava essa nova fase da organização, foi apresentado e aprovado pelas integrantes da instituição o nome Abaçaí, que assim como o nome anterior representa missão da organização.

Tendo uma nova missão, diretoria e nome, o instituto decidiu desenvolver e nacionalizar como projeto prioritário o Selo Social, já que contava em seu quadro de sócios com os idealizadores, desenvolvedores e coordenadores do Selo Social de Itajaí e Brusque.

O instituto realizou então uma série de estudos, pesquisa e planejamento para elaborar um modelo de implementação e execução para o projeto Selo Social, que possibilitava sua ampliação e desenvolvimento desvinculado de amarras políticas e econômicas, gerando a autonomia necessária para o cumprimento de seu papel de Fomentar o Desenvolvimento Social Local envolvendo e comprometendo os três setores da sociedade.

A partir de então, além do programa carro chefe que é o Selo Social, de abrangência nacional, surgiram outras demandas que levaram ao desenvolvimento de projetos focados no desenvolvimento organizacional e pessoal.