Acibalc integra 'Movimenta BC' que promove união para a retomada do turismo em Balneário

A campanha Movimenta BC, liderada pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau com apoio de diversas entidades incluindo a Acibalc, foi lançada na última semana em três eventos, dois presenciais e um online, para não haver aglomeração. O objetivo é incentivar a retomada do turismo e o carro-chefe da ação é um aplicativo, que será lançado na primeira quinzena de dezembro, onde o público terá acesso às informações sobre Balneário, agenda de eventos, além de conseguirem retirar cupons de descontos para comércios, bares e restaurantes.

União das entidades

O lançamento online do Movimenta BC aconteceu na quinta-feira, dia 8, apresentado pela presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório. Ela destacou que a entidade se uniu com associados e outras representatividades da cidade e juntos idealizaram, em maio, o Movimenta BC. A ideia que havia surgido em maio era esperada e  aguardada para ser apresentada em um momento mais propício, como o atual.

“Não tínhamos clima para falar sobre futuro na época. Poderíamos ter lançado antes, mas resolvemos esperar até agora. O que passou, passou. Podemos pensar na retomada e falar do futuro do turismo. Essas entidades estão sendo grande parceiras, nos apoiando com a retomada. É um momento de união, de transformar as limitações antes impostas em aprendizado, em oportunidades de negócios e movimentar a economia”, contou.

Novo comportamento e recuperação

O ‘Movimenta BC – Incentive, Colabore e Compartilhe’ nasce, segundo Margot, com o foco em apoiar a retomada do turismo, que, em sua visão, é muito mais ampla do que muitos imaginam. “Não é só um projeto que vai fazer a retomada acontecer. Ela é de diversos setores, da cidade, e de muitas pessoas. A força da retomada está em cada um de nós, e por isso a nossa intenção é dar um apoio”, disse.

A presidente do BC Convention é proprietária dos hotéis Bella Camboriú e Rosenbrock, e, através de gráficos, mostrou que a procura por reservas sofreu uma queda brusca no início da pandemia, com uma recuperação a partir de agosto. “Notamos um novo comportamento por parte do público, que não estão pesquisando tanto para viajar, optando por procurar um hotel perto de quando querem viajar e já reservam”, contou.

Margot alerta que reserva nos hotéis indica movimento do turismo, e que antes a maioria das pessoas estava procurando por datas mais distantes, com foco em 2021, mas que agora já estão acontecendo reservas para datas próximas, feriados, como também para o final do ano.

“As pessoas estão vindo de distâncias menores, e por isso reservam com menos antecedência. Queremos gerar movimento, daí vem o nome [Movimenta BC]. O turismo não acontece sem movimento, por parte das pessoas, do comércio, da gastronomia. O movimento é essencial para o turismo”, acrescentou.

Brindes e aplicativo

Segundo a presidente, a campanha tem como objetivo apoiar de forma estratégica a retomada dos principais segmentos e até mesmo se expandir para a região, sendo ‘uma oportunidade de fazer o que nunca havia sido feito’, focando em surpreender não só os turistas, mas também os moradores. A identidade visual do Movimenta BC ilustrará brindes, como canecas e camisetas, que poderão ser distribuídos nos hotéis e atrativos turísticos da cidade. “Para que as pessoas lembrem que Balneário lutou pela retomada do turismo”, disse.

Outro ponto forte do Movimenta BC é um aplicativo, que está sendo criado e deverá ser lançado na primeira quinzena de dezembro. Nele serão divulgadas informações sobre a cidade e empresas poderão participar com anúncios e cupons de desconto, além de divulgar os eventos que irão acontecer na cidade. Para o público não haverá nenhum custo, o download e o uso dos cupons serão totalmente gratuitos.

“O objetivo é que os moradores também o utilizem, que saibam que no app tem todas as informações da cidade, o que vai ter no teatro, se tem feirinha na Rua 200 ou na Avenida da Lagoa, algo no Passeio San Miguel. Queremos que os empresários participem conosco, as mensalidades serão acessíveis, porque o objetivo é apoiar a comunidade”, completou.

Integrantes do Movimenta BC

Além da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), integram o movimento a Associação de Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú (ABRES); Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú (ACIBC); Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú (AMPE BC); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); OAB (subseção da Ordem dos Advogados do Brasil da cidade); Sindicato de Habitação (Secovi); Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilojas); Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol); Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon) e o Observatório Social.

Empresas que quiserem apoiar e/ou participar do aplicativo podem entrar em contato com o BC Convention: (47) 3360-0696.