Acibalc oferece Certificados de Origem Digital para exportação

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) passará a oferecer Certificados de Origem Digital (COD) para todos os países que o Brasil possui credencial para exportação a partir do dia 1º de junho. Essa Solução Empresarial acontece através de uma parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que é a primeira entidade do estado a realizar essa emissão e uma das 12 escolhidas pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O executivo da Acibalc, Fernando Assanti, explica que esse Certificado é exigido de todas as empresas que exportam produtos. Foi feito um levantamento e descobriu-se que há cerca de 40 empresas em Balneário e Camboriú que se encaixam e necessitam desta solução. “Sabemos que esse número tende a crescer e já estaremos preparados para isso. O empresário agora terá a oportunidade de vir até nós, sem precisar ir para outra cidade, e ser atendido de forma rápida. O COD está sendo oferecido por um preço bem em conta, o que também é um ponto positivo”, explica.

Fernando salienta que além dessa Solução Empresarial, a Acibalc também oferece aos empresários de Balneário Camboriú e Camboriú plano de saúde e odontológico, cartão alimentação e refeição, registro de marcas e patentes, software de gestão de notas fiscais, entre outros.

Saiba mais

O COD é um documento na versão online para que todas as empresas que trabalham com exportação consigam acesso rápido aos Certificados de Origem para liberação na aduana. Ele comprova a origem brasileira da mercadoria e permite benefícios fiscais como isenção ou redução de impostos decorrentes dos acordos internacionais. A Facisc já é responsável pela emissão de certificados de cerca de 82% das exportações emitidas por SC. De acordo com o vice-presidente de Soluções Empresariais da Facisc, Marcelo Noronha, essa ação é um marco para a Federação já que será a pioneira no estado pela emissão do COD e, consequentemente, pela contribuição para a preservação do meio ambiente por evitar inúmeros arquivamentos de documentos em papel, além de acelerar a economia catarinense com a emissão desse certificado que reduzirá prazos para a liberação das mercadorias", enfatiza.