Acibalc participa de audiência pública sobre saneamento em Camboriú

O Auditório da Prefeitura de Camboriú, ficou lotado na noite de quarta-feira, dia 30, durante a audiência pública que debateu sobre Água e Esgoto. Os moradores decidiram pela rede de coleta e tratamento de esgoto e pela construção de uma estação própria de tratamento de água.  A audiência foi convocada e realizada pela Prefeitura com o intuito de ouvir os moradores e contou com a presença da presidente da Acibalc, Maria Pissaia.

O prefeito Elcio Rogério Kuhnen abriu os trabalhos e passou a palavra para a Concessionária Águas de Camboriú que apresentou um pré-projeto de implantação de rede coleta e Estação de Tratamento  de Esgoto (ETE)  e Estação de Tratamento de Água , com quatro cenários  diferentes de implantação. “Nós realizamos vários estudos e pedimos para a empresa apresentar várias possibilidades. O objetivo é buscar soluções a médio e longo prazo para a melhoria do saneamento básico de Camboriú”, comenta presidente da Fundação do Meio Ambiente, Liara Rotta Padilha Schentinger.

Os moradores fizeram uso da palavra e puderam tirar suas dúvidas. Com os esclarecimentos feitos, Liara conduziu a votação, que aprovou a proposta número três. O cenário aprovado prevê a construção de um Estação própria de Tratamento de Água (ETA), que hoje é tratada pela Emasa, de Balneário Camboriú. A ETA  já estava contemplada no contrato que deu concessão à empresa Águas de Camboriú. A implantação de rede de coleta de esgoto, com 280 quilômetros de tubos e a construção da ETE. As obras terão início a partir de 2021.

“É um grande passo para o saneamento básico de Camboriú. Fizemos questão de ouvir a comunidade e tomar uma decisão tão importante como essa de forma conjunta. Temos umas questões jurídicas para acertar, como um aditivo ao contrato com a concessionária para a implantação do esgoto”, destaca o prefeito.