ACIBALC participa de reunião com prefeito e entidades sobre a Estação de Tratamento de Esgoto

Na manhã desta terça-feira, 28 de fevereiro, foi realizada a reunião entre representantes da sociedade civil organizada e prefeitura, conforme pedido feito por ofício, protocolado na última semana pelo Fórum das Entidades de Balneário Camboriú. A pauta da reunião foi relativa a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Nova Esperança) tendo em vista o problema no tanque de aeração, que tem prejudicado a eficiência do tratamento do esgoto do município. 

O tema foi levantado a partir de reunião plenária, realizada pelo Observatório Social de Balneário Camboriú, no último dia 16 de fevereiro, onde foi apresentado um relatório do IMA (Instituto de Meio Ambiente) apontando a ineficiência no tratamento do esgoto.

Estiveram presentes na reunião, representando a sociedade civil organizada, os (as) presidentes das entidades, OAB-BC, Observatório Social, Acibalc, CDL, Sindilojas, Sindisol, Convention e Conseg, além de membros do Comitê da Bacia do Rio Camboriú.   

Após ser colocado pela Presidente da OAB/BC, Emanuelle Carnevalli, os motivos que levaram as entidades a realizarem o pedido da reunião, foram realizadas as explanações do Prefeito Fabrício de Oliveira e do Diretor Geral da Emasa, Douglas Beber e todos os presentes puderam colocar suas dúvidas e alinhar expectativas com relação a solução do problema. 

Foi entregue na oportunidade um estudo realizado pela Comissão de Meio Ambiente da Subseção da OAB, com observações e sugestões acerca do plano diretor no que tange ao saneamento do município. 

Nesta oportunidade, ficou definido que:

Será de imediato iniciado um plano de reestruturação da ETE, com o objetivo de chegarmos ao fim do ano atendendo a legislação na eficiência do tratamento do esgoto.

Será criada uma comissão para acompanhamento do cronograma e desenvolvimento das obras, com cronogramas, atas e o que for necessário para publicizar o trabalho que estará sendo efetuado. Participarão desta comissão membros indicados pelas entidades presentes e do executivo.

Será protocolado na prefeitura o relatório apresentado pelo IMA, na reunião plenária do Observatório Social, para resposta oficial dos pontos apontados.

Diante disto, os representantes da sociedade civil organizada presentes na reunião, saíram confiantes da responsabilização e conscientização do poder público sobre a questão e do comprometimento do Prefeito na solução do problema exposto e se colocaram mais uma vez a disposição para auxiliar a prefeitura no que for possível.

Voltar