Acibalc presente em reunião da Facisc com ex-ministro Henrique Meirelles

Integrantes da diretoria da Facisc e presidentes das Associações Empresariais, entre eles o presidente da Acibalc Héderson Cassimiro, reuniram-se nesta quinta, 21 de outubro, para mais um encontro mensal do Sistema associativista catarinense.

O encontro contou com a participação especial do ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles. Participando do evento de forma on-line direto de São Paulo, Meirelles deu um panorama sobre o atual cenário econômico do Brasil e perspectivas para o futuro.

Segundo ele, o crescimento de São Paulo se deve ao estado estar fazendo bem a “dever de casa”. “Facilitar a vida das empresas, reduzir gastos, avanço de produtividade, simplificação tributária. Segundo ele, o nível do secretariado de São Paulo é ministerial e isso dá resultados muito evidentes. São Paulo cresceu acima da média mundial. A mensagem que vai além dos números é que o estado decidiu proteger vidas, porque proteger a vida é a maneira de estimular a economia”, pontuou Meirelles.

“Como pilar da retomada, temos os investimentos públicos além dos privados: são R$ 47,5 bilhões feitos pelo Governo de São Paulo. Vocês vão sentir isso, um ritmo intenso de obras, um marco na administração pública”, completou. “O caminho está claro: competência, clareza, foco no resultado, na geração de emprego e renda, produzir mais e melhor, facilidade de produção”, destacou.

As novas medidas de incentivo econômico foram possíveis graças à recuperação da capacidade de investimento do Estado de SP, proporcionada pelo ajuste fiscal de 2020 e pelo crescimento da economia acima da média nacional. Os números de São Paulo se destacam inclusive em relação à economia global, sendo que o PIB de 2021 (projetado em 7,5%) crescerá acima da média mundial (6%).

Em relação aos níveis pré-pandemia, a economia paulista já está 7% acima. “Para este ano a previsão de crescimento de São Paulo é maior que o crescimento dos EUA. Apenas China e Índia crescerão mais que São Paulo este ano”.

Previsões para 2022

Para Meirelles, muitos dos problemas que resultaram na crise econômica nasceram com cultura de que para o Brasil crescer precisava ter mais gasto público. O governo está enfrentando o mesmo tipo de questão de 2014. "Temos uma eleição pela frente e o Brasil enfrenta o mesmo problema de 2014. As consequências são que começamos a romper com os limites de confiança na economia e das perspectivas de crescimento. Podemos entrar em uma recessão devido a este descontrole”.  Este é o quadro analisado pelo ex-ministro. A previsão do teto de gastos é fundamental.

Temos uma série de possibilidades para o Brasil crescer com mais solidez e consistência. Como por exemplo o projeto de Reforma Tributária. “É essencial acabar com estes empecilhos tributários. As empresas têm que ter mais tempo para produzir e não gastar tanto com burocracia”.

O encontro também contou com a participação do secretário de turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, que agradeceu ao presidente Sérgio pela participação na reunião do colegiado do governo paulista. “É muito bom vender e representar Santa Catarina e essa integração entre os estados nos permite mostrar o que o Estado tem de bom”, destacou

Assuntos do associativismo

Sob o comando do presidente Sérgio Rodrigues Alves, os representantes do associativismo catarinense também se atualizaram sobre as ações, projetos e resultados das soluções oferecidas pela Federação.

A diretora Magda Bez apresentou a jornada de aperfeiçoamento elaborada pela plataforma de capacitação e materializada no guia de capacitação, um compilado de diversas ações e treinamentos oferecidos pelo Sistema Facisc para os mais diversos públicos.

Integrante do Conselho Superior da Federação, o ex-presidente Ernesto Reck falou sobre sua recente participação na composição da chapa para a nova diretoria da CACB. “Queremos levar o que SC representa de associativismo para o Brasil”, destacou.

O encontro também contou com a apresentação dos cases das associações de Brusque, Fraiburgo e Xaxim.

Rita Conti, presidente da Associação Empresarial de Brusque, trouxe o case sobre o Vale das Toalhas, marca coletiva criada pelo Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFTEX) criada para aumentar a competitividade das empresas.

Jeferson Argenton,  presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo, apresentou o Case sobre a ExpoAciaf, Feira multisetorial que já está na quarta edição e é um dos maiores eventos de capacitação do estado.

E Crenilson Correa, presidente da Aciax Xaxim, trouxe o case do Núcleo do Jovem Empreendedor Rural, que foi lançado há três e já realizou diversas ações para o desenvolvimento dos integrantes.