Acibalc prestigia solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro promovido pelo 13º BM de Balneário

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho, Bombeiros Militares de Balneário Camboriú realizaram uma solenidade com homenagens, entrega de medalhas e Título Honorífico Amigo do Bombeiro. O evento foi promovido na sede do 13º Batalhão de Bombeiro Militar do município.

Recepcionados pelo Tenente Coronel Jefferson de Souza, o evento contou com a presença de autoridades Civis e Militares como o vice prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto; o presidente do Conselho Municipal de Turismo e também vice presidente de turismo da Acibalc, Osny Maciel Jr, da presidente da Acibalc, Maria Pissaia e do Comandante da PM de Balneário, Coronel Alexandre Vieira.

O Dia Nacional do Bombeiro

A primeira corporação de bombeiros no Brasil foi criada por Dom Pedro II, no dia 02 de julho de 1856, por isso o Imperador foi consagrado patrono dos Corpos de Bombeiros Militares brasileiros e a data marcada como o Dia Nacional do Bombeiro.  O Decreto Federal 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil.

Na mesma legislação foi instituído que durante a semana que compreende o dia 02, deve ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam as ocorrências.

Com a Proclamação da República, os Estados que possuíam melhores condições financeiras passaram a construir seus próprios Corpos de Bombeiros. As primeiras corporações foram criadas dentro de estruturas das Forças Estaduais, como eram chamadas as Polícias Militares.

Em Santa Catarina

No Estado, o Corpo de Bombeiros Militar foi criado pela Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. Mas foi no dia 26 de setembro de 1926 que efetivamente passaram a atuar sob o comando do coronel PM Pedro Lopes Vieira, comemorando, em 2019, 93 anos de existência.