Acibalc promove palestra gratuita sobre Imposto de Renda 2017

A Receita Federal já começou a receber as declarações do Imposto de Renda 2017. Mesmo para quem declara todos os anos, e principalmente para os iniciantes, existem diversas dúvidas que surgem na hora de preencher os dados. Por esse motivo, a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), através dos núcleos dos Consultores Empresariais e da Mulher Empreendedora e a Contabilidade Conjel, realizam na próxima terça-feira, 21, uma palestra para esclarecer as principais dúvidas na hora de preencher o IR. O evento será às 19h, na Conjel, em Balneário Camboriú, e para participar basta levar 1 kg de alimento não perecível.

O mediador será o contador João Tomás Pereira, que atua junto ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) como delegado adjunto. Ele também é membro da diretoria do Sindicato dos Contabilistas da região (Sindicont) e sócio-administrador das empresas DMJ Empreendimentos Imobiliários e Conjel Contabilidade.

O coordenador do Núcleo dos Consultadores Empresariais, André Fröhlich, explica que o objetivo do evento, que acontece todos os anos, é esclarecer as principais dúvidas do público e atualizar sobre as mudanças que normalmente acontecem anualmente no IR. Embora as principais regras permaneçam as mesmas, a Receita Federal apresentou algumas novidades para a declaração do IR 2017. Neste ano, a entrega também poderá ser feita usando um único programa, sem a necessidade de instalação do Receitanet. Outra mudança é o aumento do valor de rendimento anual que determina se a pessoa é obrigada a declarar ou não IR. Deverá declarar, neste ano, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. A Receita também passa a exigir que seja informado o número de CPF de dependentes com 12 anos ou mais. Essas e outras novidades serão discutidas na palestra, na qual o público também participará tirando dúvidas. “O evento também  será uma oportunidade para que o público tenha consciência de como funciona o processo da carga tributária”, diz. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3363-0700. A Conjel fica na Rua 990, n° 161.

Por Roberta Watzko