ACIBALC recebe visita de representantes de municípios de três Estados para compartilhar experiências com o DEL Turismo

Articuladores e participantes do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) na área do Turismo participaram entre os dias 10 e 12 de março, de um encontro na sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc). A ideia é que os Municípios troquem experiências sobre projetos implementados visando desenvolver o turismo local a partir das lições aprendidas por meio do DEL Turismo.

O programa DEL da Facisc é fruto de uma parceria entre Brasil e Alemanha para desenvolver as cidades brasileiras em várias áreas, entre elas, o turismo, foco dos encontros desta semana.

O DEL Turismo busca desenvolver o turismo nas cidades de modo sustentável. Implantado pela primeira vez em Fraiburgo em 2012, o programa contempla cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, por meio de um acordo entre a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e o Senac do RN. O programa é baseado no Green Destinations, organização internacional que avalia e certifica localidades interessadas no reconhecimento internacional do turismo responsável pela maneira como administram seu patrimônio, ambiente, clima e a qualidade de sua oferta turística.

No primeiro dia de encontro, articuladores e consultores do programa em Tibau do Sul (RN) e Canguçu (RS) apresentaram as atividades implementadas nos dois Municípios.

O evento seguiu na quarta, dia 11, com apresentações dos Municípios de Rolante (RS) e Schroeder (SC), além de visitas técnicas. O encontro encerrado na quinta-feira, 12, teve apresentações de Rio Negrinho (SC) e São Miguel do Gostoso (RN) e discussões sobre os próximos passos do programa nos municípios participantes.

Texto com colaboração de Edinei Wassoaski