Assembleia Geral Ordinária aprova alterações no Estatuto Social da Acibalc e vota Código de Ética da entidade

Na manhã dessa terça-feira, dia 13 de outubro, a diretoria da Acibalc se reuniu em Assembleia Geral Ordinária para a aprovação do Código de Ética da entidade e alterações no Estatuto Social. A reunião convocada e realizada online teve início às 9h em terceira e última chamada e contou com a presença de membros da gestão 2019/2020.

O Código de Ética da Acibalc era um anseio da atual gestão em desenvolver e publicar um documento que compilasse as boas práticas, os deveres e os direitos dos associados, colaboradores e membros efetivos da diretoria, contribuindo para o desenvolvimento e o estímulo da cultura e filosofia empresarial, fornecendo critérios para que todos adotem formas ética de conduzir seus esforços em prol do associativismo.

Segundo a presidente da Acibalc, Maria Pissaia, a construção desse documento é muito importante para priorizar sempre a coerência no que diz respeito a missão e visão da associação. Para Maria, preservar os valores para que a Acibalc continue sendo reconhecida por sua postura, é um caminho sem volta. "Não transigimos com nosso princípios, mas ao adotar um Código de Ética estimulamos a vivência prática de seu conteúdo".

O Vice-presidente adjunto de assuntos jurídicos da Acibalc, Daniel Fernandes, foi o advogado responsável pela análise dos principais pontos do Código, que além de questões relacionados ao tempo de mandato também pontuou a responsabilidade da entidade enquanto membro efetivo da sociedade civil organizada e representante da classe empresarial de se abster de discussões partidárias e religiosas quando se tratar da participação de seus membros em assuntos políticos. "Não podemos esquecer que nossa natureza é política, fazemos parte de uma sociedade em que ela está em todos os pontos de discussões da construção de nossas cidades. Mas entendemos que devemos nos abster de comentários quando o viés for ideológico", finalizou Daniel.

O documento segue agora para correções de pequenos incisos também pontuados em assembleia e deve ser publicado nos próximos dias.

A alteração de artigos do Estatuto Social também foi tema da reunião que passou por aprovação com destaque para a não aceitação de reeleição dos membros de diretoria nomeados Presidente, Vice-presidente e Diretor Financeiro e a inclusão de um artigo que prevê reuniões e assembleias em formato online. "A Acibalc precisa se adaptar a novos formatos, a nova realidade digital. Esse formato de reuniões online já acontece em outros meios", comenta Magda Bez, ex-presidente da Acibalc.

Ambos documentos estarão disponíveis para consulta no site da Acibalc a partir dos próximos dias.