Balneário Camboriú e Camboriú reduzem risco da COVID-19 para alto e regras são alteradas para setores da economia

A classificação de risco para o coronavírus na região da Foz do Rio Itajaí à qual Balneário Camboriú faz parte caiu do nível grave para o alto, é o que aponta o novo mapa divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na última sexta-feira, dia 2 de outubro.

Outras cinco regiões também tiveram queda do risco de grave para alto, foram as seguintes: Serra catarinense, Oeste, Xanxerê, Médio Vale do Itajaí. Já o Extremo Oeste apresentou piora, passando do nível alto para o grave.

Saiba o que muda nas atividades econômicas nas regiões com nível de Risco Alto (cor amarela):


Eventos Sociais/Comércio:

Nas regiões de Risco Alto (cor amarela) está permitido o retorno gradual e monitorado de congressos, concursos públicos, museus, feiras e exposições. Respeitando uma limitação de 40% de capacidade.

Também está autorizada a prova de roupas no comércio de vestuário nas Regiões de Saúde que apresentem Risco Potencial ALTO (representado pela cor amarela), seguindo medidas sanitárias estabelecidas na portaria número 708.


Espaços culturais:

A portaria 737 estabelece que cinemas e teatros terão o acesso controlado, públicos ou privados, e que todos os envolvidos participantes, trabalhadores e organizadores são obrigados a usar máscaras durante o período de permanência nos estabelecimentos. Igualmente, a portaria determina distanciamento de 1,5m entre as pessoas, a aferição de temperatura corporal e higienização de todos os ambientes.

Região de Risco Potencial Alto (cor amarela), o funcionamento dos estabelecimentos fica condicionado em até 50% da capacidade de lotação.


Casas noturnas:

Região de risco Potencial Alto (cor amarela) permanecem com funcionamento proibido.


Hospedagem:

Nas regiões com risco alto (amarelo), está autorizada a ocupação de até 80% das vagas. As demais medidas sanitárias, descritas na portaria 244/20, seguem valendo.


Parques aquáticos e complexos de águas termais:

Nas regiões de Risco Alto (cor amarela), o número de visitantes deve ser de, no máximo, 50% da sua capacidade.

Além disso, ficou disposto que os parques aquáticos e complexos de águas termais somente podem funcionar atendendo o regramento previsto na portaria. Confira na íntegra.


Templos religiosos:

Nas de Risco Alto (amarela) a lotação pode ser de até 70%.

A portaria 736 autoriza a lotação máxima nos templos religiosos ou igrejas, de acordo com a Avaliação de Risco Potencial de cada região.


Aulas presenciais

O retorno gradual das aulas presenciais a partir de terça-feira (13) está autorizado em regiões de risco alto e moderado. Segundo o secretário de Educação de SC, Natalino Uggioni, o regramento completo deve ser divulgado até a segunda-feira (5). Além de estar em uma região ao menos em risco alto, outro pré-requisito para o retorno será que a escola tenha concluído o seu próprio protocolo.

A volta das aulas presenciais na rede estadual em Santa Catarina começará com os alunos do ensino médio e terá inicialmente apenas atividades de reforço para os estudantes com dificuldades no aprendizado remoto. Os alunos não serão obrigados a retornar e os professores pertencentes a grupos de risco para o coronavírus vão seguir trabalhando de casa.

O Plano de Contingência Estadual para Educação inclui orientações sanitárias como uso de máscara por professores e estudantes, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas na sala de aula e aferição da temperatura de todos que entrarem nas unidades de ensino.

Ressalta-se que assim como nas regiões de risco grave, as atividades extracurriculares e de reforço estão autorizadas.


Prova de roupas em lojas

A prova de roupas é permitida no comércio. Porém, é necessário uso de máscara, controle de acesso aos provadores para que não haja aglomerações e o distanciamento mínimo (1,5m) precisa ser respeitado. Álcool em gel deve ser disponibilizado aos clientes e o ambiente precisa ser constantemente higienizado.  

Além disso, é preciso limpar as roupas após cada prova ou devolução com “passadeira a vapor ou assegurar o período mínimo de aeração de 48 a 72 horas”, diz a portaria estadual.


Academias

As academias de ginástica, musculação, crossfit, danças, natação, hidroginástica e etc podem abrir em todo o estado, independente do grau da classificação na matriz de risco. O que muda nas regiões de risco alto é a capacidade de ocupação: 70%. Os cuidados sanitários são os mesmos para todos.


Outras atividades permitidas

Há ainda portarias específicas para funcionamento de bibliotecas, congressos, palestras, feiras e exposições.


Mudanças no padrão do mapa de risco

O acompanhamento realizado para atualizar o mapa de risco do estado foi alterado e este é o primeiro panorama divulgado desde que a Secretaria de Saúde anunciou na semana passada o ajuste da avaliação. Segundo o Estado, esse aperfeiçoamento da matriz de risco é para evitar possíveis surtos.

O governo deve priorizar o diagnóstico rápido e rastreamento, além os índices de transmissibilidade, monitoramento, dimensões, mortalidade e capacidade devem ser analisados de forma mais minuciosa. Com isso, deve haver mais foco na atenção primária e diagnóstico precoce.

"Estamos em outro momento de enfrentamento da pandemia e por conta disso precisamos qualificar outras ações. Essa nova matriz se torna mais sensível tanto para pior quanto para pior", disse o secretário de saúde.

Recomendações são sugeridas aos gestores locais, pelo governo estadual, a partir da classificação de cada região no mapa de risco. Antes, a atualização feita semanalmente era calculada a partir da combinação de quatro fatores: isolamento social, investigação, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos.


Imagem divulgação NSC
Voltar