Balneário Camboriú entre cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau continuam entre as 20 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2020. Elaborado desde 2015 pela consultoria Urban Systems, o estudo tem o objetivo de mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no país.

Para tanto, o levantamento avaliou todas as 673 cidades brasileiras com população superior a 50 mil habitantes. A classificação foi feita a partir da análise de 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia, segurança e energia.

No ranking geral, Balneário Camboriú aparece em 16° lugar, salto de uma posição em relação ao ano passado. Itajaí ficou em 18°, e Blumenau, em 19°. Apesar de figurarem entre as 20 melhores, as duas cidades caíram na classificação. Em 2019, Blumenau estava em 9°, e Itajaí, em 16°. Florianópolis teve a segunda melhor avaliação, atrás apenas do maior município do país, São Paulo.

Já nos rankings por eixo temático, Balneário Camboriú foi eleita a melhor cidade do Brasil em "governança". Além disso, ficou em 4° em "segurança" e 7° em "urbanismo". Por sua vez, Itajaí se destacou em "governança" (3° lugar), e Blumenau, em economia (12°).


Fonte: Felipe Dias Jornal OCP, foto Casa do Turista. 

Voltar