Balneário Camboriú lança Comitê Local ODS e Acibalc integra Coordenação de Mobilização

Na sexta-feira, dia 6 de novembro, por meio de um encontro online, foi formalizada a criação do Comitê Local de Balneário Camboriú. Veja quem são as pessoas e organizações que passam a atuar para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na região.

Coordenação Geral: Empresa Brasileira de Edificações – EMBRAED (Daiana Rauber);

Coordenação Geral Adjunta: Círculo Argentino de SC (Carlos Castilho) e Selfiter Educação Corporativa Cursos e Treinamentos Ltda (Daniela Carmo);

Coordenação de Mobilização: Instituto Abaçaí Brasil (Carina Giunco);

Coordenação de Mobilização Adjunto: ACIBALC – Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Fernando Assanti) e Oscar Benigno Iza;

Coordenação de Comunicação: Huna Comunicação para o Bem (Silvia Mendes);

Coordenação de Comunicação Adjunta: Balneário Contabilidade LTDA (Angela Marcellos) e Pablo Luis Pieropan Galassi.

O que faz um comitê local?

Todo signatário, sendo pessoa física ou jurídica, estará vinculado ao Comitê Local mais próximo de seu endereço de residência ou sede, e deverá seguir o calendário de atividades e reuniões do respectivo Comitê. Não havendo Comitê no município de origem da pessoa física e/ou jurídica signatária do Movimento, ela poderá unir-se, se assim desejar, a outros signatários de municípios próximos e formar um Comitê Local.

É responsabilidade da Coordenação do Comitê Local a representação da Coordenação Estadual em âmbito local, perante os signatários e a sociedade em geral; São atribuições da Coordenação do Comitê Local incentivar, mobilizar, apoiar e promover ações que auxiliem os signatários do Comitê à incorporarem os ODS em suas práticas, bem como mobilizar novos signatários para o Movimento, de acordo com as diretrizes definidas pela Coordenação Estadual. Acesse o nosso estatuto para saber mais.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Durante a 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, em Nova York, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar os países na obtenção de resultados específicos. Os ODS são um plano de ação global com um conjunto de metas para redução da pobreza, promoção social e proteção ao meio ambiente a serem alcançadas até o ano de 2030, criando a Agenda 2030, com o lema “Ninguém pode ficar de fora”. Essa agenda foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Ele prevê o uso sustentável dos recursos naturais e também ações sustentáveis nas dimensões econômica e social, gerando um equilíbrio favorável ao bem-estar das pessoas e de todas as espécies no planeta.

Conheça os 17 ODS

Sobre o Movimento ODS Santa Catarina:

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. É composto por mais de 600 signatários, está presente em 62 municípios, articulado em 11 comitês e representado por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. A Missão do Movimento ODS SC Missão é facilitar a incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.

Texto: Carine Bergmann