BC Criativo apresenta planejamento estratégico para estimular a Economia Criativa

Coletivo indicou ao prefeito a necessidade de abrir um fundo municipal para fomento desta nova matriz econômica

Representantes do Conselho Municipal do BC Criativo entregaram ao prefeito Fabrício de Oliveira um planejamento estratégico com ações para estimular a Economia Criativa em Balneário Camboriú. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito na terça-feira, dia 15, e deu início a um calendário de encontros entre o Conselho e o prefeito para discutirem a execução das ações planejadas.

Segundo o presidente do BC Criativo, Marco Aurélio Petrelli, o encontro foi muito positivo. “O prefeito ficou empolgado com a proposta do nosso coletivo de fomentar a Economia Criativa como uma nova matriz econômica a partir de ações já pensadas e planejadas. Solicitamos um fundo específico para que as ideias possam virar ações e saímos com o compromisso da prefeitura em promovermos uma agenda de trabalho com início ainda em dezembro de 2020”, contou Petrelli.

O Movimento BC Criativo existe há sete anos e nasceu de uma iniciativa da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC, em conjunto com a Fundação Cultural da cidade. Em 2018, o movimento social virou um Conselho Municipal e recentemente foi regulamentado por Decreto Municipal. “Nós somos o coletivo regulamentado por Lei para ajudar a cidade a desenvolver a Economia Criativa. Por isso, trabalhamos por mais de três meses neste planejamento estratégico, que só será efetivo se o Poder Público entender a importância destas ações. Ficamos muito felizes com a abertura da Prefeitura e temos certeza que investir em uma cidade mais criativa vai transformar positivamente Balneário Camboriú”, finalizou Petrelli.

Entre as ações previstas no planejamento estão o mapeamento de ações voltadas para economia criativa em Balneário Camboriú, a criação de um escritório de projetos para captação de recursos e a capacitação de atores da economia criativa. A condução do planejamento foi feita pelo Núcleo Empreender Social da Acibalc, que utiliza uma metodologia própria para desenvolvimento de coletivos e organizações sociais.

O que é uma Cidade Criativa?

As Cidades Criativas têm como principal ativo o seu povo, pois a criatividade está incutida nas pessoas, nas organizações e nos espaços urbanos. Se caracterizam por processos contínuos de inovação, das mais diversas ordens. Estas se baseiam em conexões, colaborações e cooperações (de ideias, pessoas, regiões, intra e extraurbanas, com o mundo, entre público e privado, entre áreas de saber) e têm na cultura (identidade, fluxo de produção, circulação e consumo, infraestrutura, ambiente) grande fonte de criatividade e diferencial social, econômico e urbano.