CAMBORIÚ É A TERCEIRA CIDADE QUE MAIS GEROU EMPREGOS EM SC

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, Camboriú encerrou 2023 com um saldo de 770 novos empregos formais. Um crescimento de 6,47% em relação ao ano anterior, colocando a cidade na terceira posição do ranking entre as 20 maiores cidades de Santa Catarina.

Este resultado decorre de um comparativo entre admissões e desligamentos em cada município. Camboriú registrou em 2023, 11.351 admissões e 10.613 desligamentos, gerando um saldo positivo de 770 novos empregos.

Os setores de construção, serviços e comércio foram os que mais contribuíram para este resultado. De acordo com Katia Tonioti, Presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - ACIBALC, este resultado é importante pois traduz o processo de crescimento que Camboriú vem passando. “Por trás de cada vaga oferecida, tem empreendedores investindo na cidade e suas famílias que movimentam a economia da região.” destaca.

Segundo levantamento do SEBRAE com dados da Receita Federal, Camboriú possui atualmente 17.179 empresas ativas. A presidente da ACIBALC comenta, ainda, que a ACIBALC acompanha de perto a evolução da cidade e trabalha para integrar os empreendedores gerando novas oportunidades de negócios e tornando o ambiente empresarial mais próspero.

“Recentemente, em conjunto com o Núcleo de Empresários de Camboriú, conseguimos aprovar a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) que vai trazer grandes benefícios para a economia local e qualidade de vida dos moradores”, comemora Katia.

Abaixo, a variação na quantidade de pessoas empregadas no ano de 2023, em relação a 2022, nas vinte maiores cidades de Santa Catarina:

Navegantes  9,65%
Itapema     6,91%
Camboriú  6,47%
Palhoça     6,09%
Itajaí           5,97%
Joinville     4,30%
Chapecó   3,46%
Tubarão     3,18%
Criciúma   2,68%
São José   2,51%
Baln. Camboriú    2,24%
Concórdia           2,24%
Jaraguá do Sul    1,88%
Florianópolis            1,83%
Blumenau 0,52%
Lages             0,01%
Brusque    -0,53%
Caçador    -1,22%
Rio do Sul -1,39%
São Bento do Sul-3,80%

Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL)

O DEL institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de empregos.

A partir deste mês de março, o programa inicia sua primeira etapa de implantação, que trata da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Fundo de Desenvolvimento. De acordo com Cassio de Paula, coordenador do Núcleo de Empresários de Camboriú da Acibalc, este processo pretende buscar um alinhamento das primeiras ações.  “É necessário a criação do projeto de lei que irá implementar o Conselho e o Fundo”, afirma.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) deve envolver mais de 100 voluntários que formam um conselho consultivo composto por 30 representantes de entidades, entre eles a ACIBALC. Além disso, o programa envolve profissionais de diversas áreas que fazem parte das câmaras técnicas de setores específicos que serão criados. Juntos, os voluntários elaboram projetos e ações que planejam a cidade para os próximos 20 anos.

Sobre a ACIBALC:

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC, é uma entidade sem fins lucrativos que possui como missão fortalecer as relações entre os empresários por meio do associativismo para desenvolver o empreendedor e o ambiente de negócios local. Somos um espaço de troca de experiências e contatos para fortalecer seu negócio e conhecer pessoas.

A ACIBALC é uma das 146 entidades empresariais filiadas à FACISC - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Assessoria de Imprensa ACIBALC
Carol Esser