Candidatos à prefeitura de Camboriú recebem propostas da ACIBALC pelo programa Voz Única

A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - ACIBALC promoveu nesta quinta-feira, 26, a entrega do Voz Única, com os pleitos da classe empresarial de Camboriú aos candidatos a prefeito da cidade. Na ocasião, eles também assinaram a carta de reivindicações se comprometendo com as sugestões e colocações feitas pelos empreendedores locais.

O projeto é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizado em parceria com as associações empresariais do estado. A cartilha de orientações aos candidatos é produzida no âmbito das eleições municipais e estaduais.

Katia Tonioti, presidente da ACIBALC comenta que Camboriú tem um potencial extraordinário para crescimento e desenvolvimento. “O Programa Voz Única é crucial para fortalecer o diálogo entre a classe empresarial e o poder público, garantindo que as necessidades e expectativas dos empresários sejam ouvidas e atendidas. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável de Camboriú depende de uma colaboração estreita e contínua entre as entidades empresariais e o governo local, trabalhando juntos para um futuro próspero e equilibrado”, afirma.

Receberam o documento os candidatos Ramon Jacob, Professora Eliane Garin e Edson Dias (Piriquito). O candidato Leonel Pavan cancelou as agendas em virtude de problemas pessoais e receberá o documento na próxima semana.

Conheça alguns dos pleitos propostos aos candidatos de Camboriú na cartilha:

Desenvolvimento Econômico: O orçamento destinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camboriú é atualmente limitado, atendendo os eventos religiosos Gideões e Festa do Divino e mais recentemente o Degusta Camboriú. É imprescindível ampliar esses recursos para que a cidade possa apoiar eventos voltados para o desenvolvimento empresarial, sejam eles ligados ao turismo, ao comércio e a indústria.

Segurança Hídrica e Saneamento Básico: A segurança hídrica é uma das principais demandas da nossa região. Garantir o abastecimento público de água e preservar a vida no Rio Camboriú são ações primordiais para o desenvolvimento socioeconômico. Nesse sentido, defendemos a criação do Parque Inundável Multiuso em Camboriú. Além disso, é crucial otimizar e acelerar a implantação da estação de tratamento de água, bem como das redes de coleta e tratamento de esgoto.

Infraestrutura: O município de Camboriú necessita urgentemente de melhorias na rede de abastecimento elétrico. Atualmente, a cidade sofre com quedas constantes de energia e não dispõe de infraestrutura suficiente para suportar o crescimento industrial.

Para atrair novas empresas e melhorar a qualidade de vida da população, é essencial manter um padrão de qualidade nas vias públicas de todo o município. Ademais, considerando o empréstimo aprovado no final de 2023 (projeto de lei 17/2023), é crucial utilizar de forma adequada os 60 milhões de reais destinados ao desenvolvimento dos acessos a Camboriú, com foco especial na Avenida Santa Catarina.

Educação: Apesar de investir mais de 40% do orçamento municipal em Educação, o IDEB de Camboriú para os anos iniciais ainda está abaixo das médias regional, estadual e nacional. Diante desses dados, é evidente a necessidade de uma gestão mais eficiente na educação municipal, além da valorização das disciplinas de Empreendedorismo e Educação Financeira, para estimular a geração de riqueza na cidade.

Eficiência na Gestão: Camboriú tem ultrapassado todos os limites de comprometimento da receita municipal com a folha de pagamento. Mesmo assim, a cidade demonstra incapacidade de atender às demandas básicas. Isso evidencia a necessidade urgente de uma reforma administrativa, com significativa melhoria na gestão dos servidores públicos.

Propomos, portanto, que todos os sistemas da Prefeitura de Camboriú sejam informatizados e unificados entre as secretarias, visando melhor atender às demandas da população em geral, especialmente dos empresários e empreendedores que desejam investir na cidade.

DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local): Pensar a cidade para os próximos 20 anos é essencial.

O DEL é uma tecnologia social que cria uma plataforma de diálogo entre parceiros públicos, setor empresarial e atores não governamentais. Os resultados desse envolvimento são frutos de um trabalho coletivo e colaborativo, refletindo no desenvolvimento local e sustentável.

O DEL, desenvolvido pela FACISC, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o crescimento da cidade, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade. No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham juntos para melhorar as condições de crescimento econômico e de geração de emprego. Por isso, propomos a continuidade da implementação do DEL em Camboriú.

Sobre a ACIBALC:
A Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC, é uma entidade sem fins lucrativos que possui como missão fortalecer as relações entre os empresários por meio do associativismo para desenvolver o empreendedor e o ambiente de negócios local. Somos um espaço de troca de experiências e contatos para fortalecer seu negócio e conhecer pessoas.

A ACIBALC é uma das 146 entidades empresariais filiadas à FACISC - Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Assessoria de Imprensa ACIBALC
Caroline Esser