Com a presença do Secretário de Saúde do Estado, presidente da Acibalc participa de primeira reunião do ano da Facisc

O presidente da Acibalc, Héderson Cassimiro, participou na tarde dessa quinta-feira, dia 21, da primeira reunião do ano de diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O encontro contou com a participação dos presidentes das associações empresariais de todo o Estado e do secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, que traçou um panorama da pandemia e explicou sobre o plano de vacinação em Santa Catarina.

O secretário pediu que a Facisc e as associações empresariais incentivem o Carnaval seguro, para garantir a qualidade de retorno às aulas e retorno total das atividades comerciais. O secretário ainda alertou sobre as características da transmissão no Brasil são diferentes do resto do mundo. “A manifestação da doença com picos cada vez mais altos de casos, mas também número de recuperados cada vez mais altos”. São 17 mil casos ativos atualmente que é metade do número de casos ativos do primeiro pico. “Com a possibilidade de um terceiro pico ainda mais forte”.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, alertou que não há razão nenhuma de falar em Carnaval, mas que é um momento que a rede hoteleira e setor de eventos, que já foram os maiores prejudicados, possam atuar. “Não podemos ser radicais, mas temos que ter uma situação de controle para não termos prejuízos para a saúde”. Uma sugestão do presidente da Facisc foi reforçar as campanhas de cuidados.

O secretário explicou que em outubro foi detectada a necessidade de readequação da matriz de risco e entre eles foi a importância do diagnóstico precoce e atendimento primário. “Procuramos criar regras para todas as atividades para não propiciar as irregularidades”. Também anunciou que está sendo realizada uma releitura das portarias e decretos, que será apresentada em breve uma abreviação de todos os documentos publicados até o momento. Ele também explicou sobre o plano de vacinação. Foi estruturada toda a rede primária para a oferta da vacina.

Ribeiro explicou que de 548 leitos de UTI no SUS disponibilizados em Santa Catarina, o Estado estruturou mais 790 leitos com a pandemia. “Nenhum catarinense sofreu com falta de acesso à saúde em SC”. O secretário explicou que quase 600 mil casos confirmados em Santa Catarina. “Estimamos que este número é de quatro a cinco vezes maior, o que equivale a quase metade da população catarinense, ou seja, cerca de 50% da população catarinense hoje já está positivada”.

50 anos da FACISC

Este ano a Facisc comemora seus 50 anos de fundação e na reunião foi dado o passo inaugural da comemoração do cinqüentenário. A diretora de Marketing, Ciça Muller, apresentou a logomarca comemorativa e convidou todos para compor um grupo consultivo para pensar o que se quer dos 50 anos da Federação.

Ainda na reunião o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, relatou sobre o planejamento da Facisc. “Nossa proposta é fazer mudanças para nossos associados, para todo o nosso sistema para melhorar”.

O evento contou com um espaço para benchmark entre as associações empresariais. A presidente da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), Thayni Librelato, apresentou todo o plano de gestão corporativa da entidade. Já a presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Rita Conti, falou sobre o projeto de modernização e inovação da entidade, o Studio Hub. O presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul, João Ricardo Chaves, também apresentou como conseguiram modernizar e dar mais força para a entidade. Jeferson Argenton, presidente da Associação Empresarial de Fraiburgo (Aciaf) apresentou o case na área comercial com a implantação do cartão de benefícios. Empreender para Crescer foi o tema da apresentação da presidente da Associação Empresarial de Maravilha (Aem), Eliana Reiter, que apresentou o modelo trabalhado na entidade com os núcleos empresariais.

Fonte: Comunicação Facisc