Com presença de Deputada Angela Amin, presidente da Acibalc participa de reunião de diretoria da FACISC

A reunião de Diretoria da Facisc realizada nesta quinta-feira, 15, contou com a presença da coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, a deputada federal Angela Amin. O vice-presidente da federação, Elson Otto, conduziu a reunião e solicitou à deputada informações sobre a BR-163 e outras rodovias catarinenses.

A parlamentar disse que considera este tipo de reunião uma prestação de contas e falou sobre assuntos de interesse do estado de Santa Catarina como as BRs, Código Florestal e reformas estruturantes. “Todos sabemos que o estado sofreu cortes do orçamento da União. Foram 152 milhões de reais em cortes nas mais diversas áreas”. Segundo ela, uma das alternativas encontradas por Santa Catarina foi a realização de obras federais com recursos estaduais. Segundo a deputada, uma lei proposta pelo deputado Silvio Dreveck propõe que os recursos estaduais alocados em obras federais serão abatidos da dívida do estado com a união.

A deputada ainda falou sobre as reformas Tributária e Administrativas. Ela disse que a Reforma Administrativa é mais fácil de ser aprovada no Congresso do que a Reforma Tributária, pois se tem mais claro os valores para cada estado da Federação. A parlamentar se colocou à disposição para sistematizar a participação da bancada catarinense na reunião da diretoria da Facisc.

Outro tema abordado por ela foi o Código Florestal. A PL 2510/2019 que altera a Lei no 12.651/2102 e dispõe sobre as áreas de proteção permanente (APP) no perímetro urbano e nas regiões metropolitanas. A Lei vigente fixa limites de APPs iguais para zona rural e urbana e isso impacta diretamente nas áreas urbanas. Segundo Angela Amin, foi enviado ofício ao presidente Artur Lira pedindo regime de urgência ao Projeto de Lei.

O superintendente institucional e de operações da Facisc, Gilson Zimmermann, apresentou as ações realizadas pela Federação e pela diretoria no último mês. Os diretores responsáveis de cada plataforma da Facisc apresentaram as ações que estão em andamento.

Durante o evento, o diretor de Infraestrutura da Facisc, Antônio Guimarães Neto, divulgou o debate online sobre a situação das ferrovias em Santa Catarina que vai acontecer na próxima quarta-feira, 21/7. “Na visão do Governo Federal, Santa Catarina não sabe o que quer e nós precisamos alinhar e unificar as demandas do nosso estado. A ideia é que possamos lutar todos juntos pela melhoria da malha ferroviária”, explicou Litinho.

Espaço das ACIs

No espaço reservado para apresentação dos cases das associações, a presidente da Associação Empresarial de Tijucas (ACIT), Luciene Jacomossi de Souza, falou sobre projetos como o Programa de Aceleração de jovens, o Encontro de Gigantes e a construção da sede da entidade que foi possibilitada por meio de parceria entre o público e o privado. “Tivemos a doação do terreno cedido pela prefeitura e com a liberação do ministério público iniciou-se a construção”, relatou.

Rafael Bonsenhor, presidente da Associação Empresarial de Salete (ACIS) falou sobre a criação do App de Delivery com baixo custo de implantação, fácil controle e gestão e visibilidade das marcas. “Tivemos um aumento de 30% em associados e também o aumento da utilização da família Utilcard e da visibilidade da entidade”, destacou.

Reinaldo de Lima Junior, presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, falou sobre os esforços realizados para a viabilização do Hospital Infantil na região. “Uma força-tarefa já começou a ser feita e também a busca de emendas parlamentares com os deputados estaduais. Além disso, uma Ação entre Amigos também foi realizada para levantar cerca de 1 milhão de reais. “Serão 100 mil bilhetes para ajudar a angariar fundos para o hospital. Já temos previsão de cerca de 650 mil reais de emendas parlamentares”, explicou o presidente.