Comandante Alexandre Vieira se apresenta a empresários na Acibalc

Desde janeiro o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú é liderado pelo Tenente Coronel Alexandre Coelho Vieira que, na manhã dessa terça-feira, 19, durante reunião plenária na sede da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú - Acibalc, se apresentou aos empresários da entidade.

Recepcionado pela Presidente da Aci, Maria Pissaia, e pelos demais diretores gestão 2019/2020, o Comandante iniciou o bate papo destacando a importância da união entre as polícias civil e militar com a guarda municipal. "Já inicio este encontro firmando o meu compromisso, após conversas com o Prefeito de Balneário, de unir as três forças, trabalhando em conjunto para o bem estar da população".

Ao falar sobre os projetos de ampliação de segurança, o Comandante disse que as câmeras de monitoramento serão grandes aliadas das polícias para combater o crime na cidade. "Atualmente são 11 totens instalados pela Guarda Municipal, mas esse número não é mais o suficiente. Nossa meta é instalar nos próximos 6 meses câmeras por toda a cidade auxiliando o trabalho da polícia militar".

O helicóptero Águia 7, da 3ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, que patrulha os céus de Balneário Camboriú e região também tem sido um aliado para a segurança. A aeronave foi entregue ainda no começo do mês de fevereiro na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar e foi adquirida através de um acordo promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina com construtoras da cidade litorânea, no qual foram revertidos R$ 14 milhões à sociedade.

O diretor de Turismo de Balneário Camboriú, Nelson de Oliveira, esteve presente e pontuou que a tecnologia, como matriz econômica emergente, também será utilizada a favor da segurança. "Vamos propor a mudança de lei municipal para incorporar a inteligência artificial em ações pontuais e específicas".

A Rede de Vizinhos, iniciativa resultado de parceria entre a polícia e a comunidade, e que visa incentivar a vigilância compartilhada e a cooperação entre moradores, já está presente em 100 municípios e também foi citada pelo comandante como um importante ferramenta contra o crime. 

Com o objetivo de aumentar a vigilância pela vizinhança de cada bairro em todos os municípios do Estado, a Rede de Vizinhos completa dois anos e atende mais de 60 mil casas e comércios. Promovendo uma estratégia de prevenção, a rede fortalece os vínculos da comunidade, além de incentivar a vigilância compartilhada e a revitalização de espaços urbanos.

Encerrando a plenária a presidente enfatizou que a entidade, que trabalha em prol do desenvolvimento das cidades de Camboriú e Balneário está a disposição para trabalhar em parcerias com a PM e demais instituições, colaborando para as ações que fazem sentido para os empresários. 

Voltar