Comitê Jurídico da Facisc se reúne em Joinville

Os representantes jurídicos das associações empresariais, entre eles o VP Jurídico da Acibalc, Eraldo Luiz de Carvalho Junior, também estiveram reunidos durante a Expogestão, em Joinville.

Recepcionados pelo diretor jurídico, André Daher, os profissionais discutiram nesta quinta-feira (16/5) diversos temas do universo jurídico empresarial.

Diretora Jurídica da ABRH, a advogada Renata Jacob falou sobre os mitos e verdades da justiça do trabalho, explanando aspectos positivos e negativos da justiça especializada. “A Justiça do Trabalho é a mais cara do país. A prevenção é o caminho para evitar demandas trabalhistas e tornar as relações entre empregados e trabalhadores mais saudáveis e o ambiente mais produtivo”, ressaltou a profissional.

Na avaliação do diretor jurídico André Daher, a relação trabalhista nunca irá acabar, porém poderá ocorrer em outras instâncias jurídicas.

A segurança como parte da cidadania, foi outro assunto abordado no encontro pela delegada regional de Joinville, Tânia Harada, que apresentou os projetos realizados para a prevenção e redução de crimes na região e relatou suas experiências e melhorias conquistadas na cidade em parceria com a comunidade. “Não podemos ficar esperando somente pelo Estado. Se a sociedade se envolver os avanços serão mais rápidos e isso é bom para todos. Afinal, a segurança é uma necessidade coletiva”, declarou.

Os profissionais também ouviram o promotor de justiça do Ministério público, Max Zuffo que abordou a atuação do MP na defesa do consumidor. O especialista em direito empresarial, Carlos Ribeiro Bartnik, falou aos advogados sobre a Reforma Tributária. “O sistema tributário como esta concebido hoje traz grandes prejuízos a classe empresarial. Há necessidade de simplificação para sermos mais eficientes”, destacou.

No encontro foi abordada também a advocacia no terceiro setor, com o case da ACIJ Joinville, apresentado pela assessora jurídica, Juliana Silva. E ao final, o assessor jurídico da Facisc, Murilo Gouvêa dos Reis, falou sobre as ações de relações governamentais realizadas pela Federação e aproximando a entidade dos parlamentares em Brasília.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, também prestigiou o evento ressaltando a importância do grupo tanto para o aperfeiçoamento profissional como para a troca de informações e experiências relacionadas ao universo jurídico.

Voltar