Em 2012 como parte das comemorações de aniversário de dez anos da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú – ACIBALC foi criado o evento Encontro Empresarial que passou a integrar o calendário anual de ações da entidade. A partir de então a cada edição um tema central seria tratado com o intuito de disseminar o conhecimento de ferramentas que pudessem contribuir para a melhoria do desenvolvimento profissional e das empresas, incentivando a cultura associativista e contribuindo para o incremento da rede de relacionamento.
Com o passar dos anos e já consolidado, chegou o momento de inovar e transformar aquele Encontro no maior evento de gestão empresarial da região da AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. Para isso seria necessário criar uma nova marca, que conversasse com todos os públicos, de todos os segmentos e que convergissem em um único propósito; o de conectar pessoas.
A Vice-presidente de Comunicação da Acibalc, Katia Tonioti, uma das responsáveis pela mudança do layout esclareceu a importância de um novo nome, com novos objetivos, para novos tempos. Para ela este foi o momento ideal para lançar a nova roupagem e posicionar a Acibalc, uma entidade jovem, nos eventos referência do estado.
“O Conecta surgiu da necessidade de mudar o nome do Encontro Empresarial porque quando falamos em encontro, com aquela cara de reunião de negócios, parecia que a gente queria atingir aquele público mais experiente. Empresários com muita experiência e anos de empresas já posicionadas no mercado”. Para a VP que também é jornalista, o evento no formato que aconteceu até 2019, apesar de muito organizado e sempre com uma programação de alta qualidade, atendia apenas o público associado e local – aquele da região de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí.
“A ideia, quando lançamos o novo nome e o novo formato, foi essa; a de atingir todos os empreendedores. Que ele fosse um evento para conectar os jovens, os pequenos negócios, os que estão iniciando sua trajetória, para o Micro Empreendedor, para o estudante que quer se conectar com o mercado de trabalho”, afirma Katia que comemora o Conecta como um evento de propósito, que conectou pessoas.
O desafio: programação de qualidade ONLINE
O que ninguém imaginou é que a inovação teria que ser em dose dupla. Além do desafio de inserir o Conecta na linha de grandes eventos estaduais, já que a desregionalização tinha por objetivo alcançar um público além das fronteiras do Vale do Itajaí, veio o desafio de realiza-lo mesmo com toda a instabilidade provocada pela pandemia do novo Corona vírus que desestabilizou boa parte dos empresários.
Foi então que a decisão de organizar - diante de um cenário incerto o maior evento de gestão empresarial da região da AMFRI, se transformou também em uma oportunidade de continuar levando ao empreendedor ferramentas que possibilitassem que ele continuasse se preparando para o mercado. E uma delas foi a entrega de dez horas ininterruptas de conteúdo transmitido de forma online e gratuita, através do Youtube da Acibalc.
Foram 10 palestras, com 10 temas, abordados por 10 grandes nomes que levaram a todos aqueles que se permitiram conectar, histórias de superação, dedicação, entusiasmo, limites, aceitação, foco e ação, compartilhando conhecimento e experiências.
Luiz Fernando Garcia, empresário, CEO da Cogni-MGR empresa pioneira no acesso ao conhecimento científico do comportamento humano e psicoterapeuta para donos de negócios, abriu o evento com a palestra “Empresários, empresas e a orientação para resultados na retomada”. Especialista em mercadologia, Luiz Fernando trouxe para discussão o desenvolvimento humano e a psicodinâmica nos negócios como importantes aliados na retomada pós pandemia.
Fernando Seabra, especialista em negócios, desenvolvimento de gestores e capital humano, líder do GRI – Grupo de Relacionamento com Investidores do programa Acelera FIESP, foi o segundo a se apresentar e levou ao público o tema “Liderança: alcance ao próximo nível”. Fernando participa de diversos processos de avaliação de Startups, entre eles o programa FINEP Startup, além de ser líder da equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil.
Na sequência, o escritor de best-sellers, ganhador do prêmio Jabuti em 2018, administrador pós graduado em sociologia política e cultural, Pedro Salomão, trouxe para o público reflexões acerca da felicidade, liderança e do comportamento humano com a palestra “LYdereZ, o exercício da liderança para conectar gerações.
Outra palestra e a última da grade de programação matutina do Conecta foi “Gestão por resultados: mantenha o foco no essencial” com Silvia Folster. Silvia que é especialista em Gestão Estratégicas de Negócios pela FGV, tem por paixão os negócios e as pessoas e foi essa paixão que fez com que ela se tornasse CEO da empresa Cianet, especialista em provedores regionais de internet. Umas das maiores no segmento.
Já na parte da tarde, Giancarlo Nicoloso, Analista de Sistemas, que atua há 25 anos na gestão e formação de equipes, diretor da empresa Grupo Photos e idealizador do maior evento do mundo de fotografia, a Wedding Brasil abordou o tema “Desmistificando o marketing digital para pequenos negócios”.
Lucas Silveira, às 14h, dividiu com os conectados a palestra “A arte da persuasão”. Ele que é executivo e empreendedor, com 20 anos de experiência em vendas e marketing fundou a Inception Training e é CEO da Pic-Me. Foi também diretor da Red Bull e nacional de vendas do Carrefour.
Maryana Rodrigues, a MarYana com Y, fundadora da HumorLab, com mais de 10 anos de experiência no mundo corporativo, além de ser a cerimonialista do evento, compartilhou seu conhecimento com a palestra “Consciência Positiva, a nova economia” que tratou de autoconhecimento, comunicação, criatividade e liderança. Ela que é especialista em Inteligência Emocional, combinou suas experiências incluindo os 8 anos com trabalhos na Disney, à liderança e técnicas de vendas.
O vice campeão do programa da Rede Globo Mestre do Sabor e Chef Dudu Poerner, foi outro nome que somou ao evento. Dudu cursou gastronomia e logo no primeiro estágio recebeu uma carta de recomendação enviada a grandes restaurantes europeus. E a primeira resposta veio da Dinamarca, do conceituado restaurante Noma. De volta ao Brasil, prestou seus serviços à família Schurmann abrindo em 2017 seu próprio negócio. Finalista da primeira temporada do Programa Mestre do Sabor, Dudu falou sobre seu caso de sucesso e abordou o tema Cozinha Consciente.
Na palestra “Comunicação e propósito, pilares para a retomada da economia”, Domingos de Aquino, jornalista, atual assessor de imprensa da Associação Empresarial de Joinville e ex-editor chefe do Jornal A Notícia, do Diário Catarinense e ex-gerente de multimídia da NSC em Joinville e Blumenau, compartilhou um pouco de sua trajetória nos veículos de comunicação do antigo Grupo RBS falando sobre produção de conteúdo, valor para o cliente, gestão de pessoas e proposito como missão.
Encerrou o evento a psicóloga e especialista em gestão de pessoas, Mariane Nicoloso. Mariane que já atuou em grandes empresas privadas de SC como o Grupo Promenac e Camvel, Beto Carrero, Leardini Pescados dedicou boa parte de sua vida ao desenvolvimento humano. Com a palestra que finalizou o Conecta 2020, “Felicidade no trabalho: possível na prática ou papo de coach?” ela desafiou os participantes a olharem para dentro de si, como uma espécie de mergulho.
Para a Presidente da Acibalc, Maria Pissaia, a preocupação com a aceitação do novo nome e do novo formato virou o sucesso na realização de um novo evento, em um novo formato online. “Esse foi, sem dúvida, o maior evento online realizado na região da AMFRI. Estamos muito felizes e satisfeitos e certos de que levar conteúdo de qualidade aos nossos empresários sempre será o melhor caminho”.
O Conecta foi possível também pela união de esforços e contou com o apoio do Sebrae e da Sankhya Gestão de Negócios e de tantos outros patrocinadores da Acibalc ao longo do ano de 2020 como a Conjel Contabilidade, Credifoz, Grupo Preze, RZ Mídias, Clinica São Lucas, Hotel Sibara, Sicoob Maxicrédito e a Uniavan.